Imagem Padrão

UFPR terá processo seletivo anual com dez vagas suplementares específicas para migrantes e refugiados

12 novembro, 2018
10:33
Por
UFPR

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou por unanimidade, na última sexta-feira (9), resolução que prevê a criação de um processo anual de seleção para migrantes com visto humanitário e refugiados que desejem cursar graduação na instituição.

A resolução prevê dez vagas suplementares anuais, com seleção por meio de processo seletivo exclusivo para esses candidatos. O procedimento ainda passará por regulamentação.

A resolução nº 13/14 – CEPE, que normatiza o acesso de migrantes regularmente admitidos no Brasil e portadores do estado de refugiado ou visto humanitário por meio de vagas remanescentes, continua vigente.

Evento do PBMIH na capela Santa Maria. Curitiba, 14/9/2018 Foto: Brunno Covello

Para Tatyana Friedrich, essa decisão significa a consolidação de um trabalho realizado há cinco anos da UFPR. Tatyana é vice-coordenadora do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB), projeto que desde 2013 acolhe e apoia em diversos aspectos migrantes e refugiados.

“Esse fato representa a sensibilização do reitor, do Conselho e da comunidade universitária em relação à questão dos migrantes e refugiados, que são uma realidade hoje na sociedade paranaense. Demonstra, ainda, que a UFPR é uma instituição comprometida com a inclusão e emancipação dos menos favorecidos”, comenta.

Sugestões

22 julho, 2024

Na tarde desta sexta-feira (19/07), a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou uma reunião com representantes […]

22 julho, 2024

Nos dias 20 e 21 de julho o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) […]

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.