Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe espectrômetro de ressonância magnética nuclear, primeiro na região Sul

O Centro de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) da UFPR vai receber, nesta segunda-feira (17), um espectrômetro de ressonância magnética nuclear de 800 MHz, doado pela Universidade Nacional da Austrália. O equipamento possui um custo estimado de R$ 14 milhões e é usado para determinar a estrutura de moléculas, procedimento aplicado em pesquisas de diversas áreas. Esse é o terceiro espectrômetro de ressonância magnética nuclear de 800 MHz da América Latina (os outros dois estão na USP e na UFRJ) e o primeiro da região Sul. Ele vai integrar o parque instrumental do Centro de RMN da UFPR, que já possui outros cinco equipamentos.

Os professores Andersson Barison, do Departamento de Química, e Guilherme Sassaki, do Departamento de Bioquímica, receberão o instrumento na unidade da UFPR em Piraquara. “Esse equipamento vai consolidar a UFPR como um centro de referência em determinação estrutural de biomoléculas e colocará a UFPR no rol dos grandes centros de pesquisa mundiais”, afirma Barison.

“Com esse equipamento será possível aumentar significativamente a sensibilidade e a resolução das análises de RMN na UFPR, possibilitando realizar novos experimentos, por exemplo, investigar a estrutura de proteínas, gliconjugados e ácidos nucleicos complexos”, explica Sassaki.

Os professores ressaltam que a vinda desse equipamento se deve ao grande empenho da UFPR, e destacam a participação da Reitoria, da PRPPG, da diretoria do Setor de Ciências Biológicas, do Setor de Importação da UFPR e da Fundação Araucária.

A previsão é de que o espectrômetro comece a ser usado no ano que vem, pois seu uso depende da aquisição de um liquefator de Hélio.

O Centro de Ressonância Magnética Nuclear atende toda a comunidade científica da UFPR e também pesquisadores do Brasil e do exterior.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...