Imagem Padrão

UFPR participa de ações de combate ao coronavírus em parceria com o Governo do Estado

27 agosto, 2020
15:55
Por
UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa do Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus, uma proposta da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). 

Desde o início da pandemia, estudantes da área de saúde e profissionais recém-formados auxiliaem atividades no Laboratório Central do Estado (Lacen), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e no Departamento Penitenciário (Depen). Nos últimos dias, a parceria foi ampliada e agora estão também no Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT). 

A seleção e o financiamento das bolsas ficam a cargo da Setida Fundação Araucária, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e da Itaipu Binacional. A orientação dos trabalhos é feita por professores da UFPR. 

Na última terça-feira, dia 25, o superintendente da Seti Aldo Bona acompanhou as atividades de bolsistas que estão no CHT e no Lacen. “Pudemos constatar a satisfação dos gestores e também dos nossos bolsistas, que estão atuando em suas áreas e aperfeiçoando o seu processo de formação”, destacou Bona. 

Equipe da UFPR recebe o Superintendente Aldo Bona no CHT. O hospital possui mais de 140 leitos destinados aos pacientes do Covid-19 e é o local com maior entrada de casos graves da doença em Curitiba. Foto: Divulgação

 

De acordo com a professora do Departamento de Pediatria da UFPR e coordenadora do projeto, Cristina de Oliveira Rodrigues, o trabalho é uma oportunidade para os bolsistas adquirirem experiência profissional: “Percebo que eles são bastante jovens e vêm com o interesse também de realizar pesquisas. É um meio de colaborar com a formação de pessoas altamente especializadas”. NCHT, 39 bolsistadesse projeto contribuem para o combate da pandemia. Já no Lacen, 13 bolsistas auxiliam no diagnóstico dos casos de Covid-19. 

Nos últimos quatro meses, o investimento total no projeto de chegou a R$ 14,5 milhões. As atividades envolvem professores e bolsistas da área de saúde da UFPR e de outras sete universidades estaduais. Nos próximos dias, o convênio com a Seti será ampliado. Estão previstas novas ações orientadas pela UFPR junto ao Instituto Médico Legal (IML)  

Com informações da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná 

 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Sugestões

27 agosto, 2025

Encontro faz parte de semana voltada ao enfrentamento de violências no ambiente acadêmico A Universidade Federal do Paraná […]

26 agosto, 2025

Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]

25 agosto, 2025

Na mostra, podem ser conferidos 30 obras feitas em suportes como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, […]

22 agosto, 2025

Entre os dias 1 e 6 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o evento […]