A Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa do Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus, uma proposta da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).
Desde o início da pandemia, estudantes da área de saúde e profissionais recém-formados auxiliam em atividades no Laboratório Central do Estado (Lacen), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e no Departamento Penitenciário (Depen). Nos últimos dias, a parceria foi ampliada e agora estão também no Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT).
A seleção e o financiamento das bolsas ficam a cargo da Seti, da Fundação Araucária, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e da Itaipu Binacional. A orientação dos trabalhos é feita por professores da UFPR.
Na última terça-feira, dia 25, o superintendente da Seti Aldo Bona acompanhou as atividades de bolsistas que estão no CHT e no Lacen. “Pudemos constatar a satisfação dos gestores e também dos nossos bolsistas, que estão atuando em suas áreas e aperfeiçoando o seu processo de formação”, destacou Bona.
Equipe da UFPR recebe o Superintendente Aldo Bona no CHT. O hospital possui mais de 140 leitos destinados aos pacientes do Covid-19 e é o local com maior entrada de casos graves da doença em Curitiba. Foto: Divulgação
De acordo com a professora do Departamento de Pediatria da UFPR e coordenadora do projeto, Cristina de Oliveira Rodrigues, o trabalho é uma oportunidade para os bolsistas adquirirem experiência profissional: “Percebo que eles são bastante jovens e vêm com o interesse também de realizar pesquisas. É um meio de colaborar com a formação de pessoas altamente especializadas”. No CHT, 39 bolsistas desse projeto contribuem para o combate da pandemia. Já no Lacen, 13 bolsistas auxiliam no diagnóstico dos casos de Covid-19.
Nos últimos quatro meses, o investimento total no projeto de chegou a R$ 14,5 milhões. As atividades envolvem professores e bolsistas da área de saúde da UFPR e de outras sete universidades estaduais. Nos próximos dias, o convênio com a Seti será ampliado. Estão previstas novas ações orientadas pela UFPR junto ao Instituto Médico Legal (IML).
Com informações da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E), […]
Já está disponível o edital que estabelece o regimento eleitoral para escolha de representação de servidores técnico-administrativos em […]
Versão injetável do fármaco importado da Europa atenderá grupo de pacientes que estão na fila de transplante de medula óssea.
O Conselho Universitário (Coun) aprovou, nesta quarta-feira (26), uma nova forma de eleição dos representantes dos professores no […]