O “#DIGAemCasa” é um programa do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para apoiar educadores, pais e pessoas que cuidam de crianças no desafio para aprender e conviver. A ideia é disponibilizar gratuitamente materiais e oficinas online para harmonizar o convívio durante o período de isolamento social. Os recursos foram pensados com ênfase ao acesso em casas com ou sem acesso a recursos digitais. Para receber os materiais, é necessário se registrar no programa neste link.
Bianca Nicz, consultora de pesquisa do Diga, psicóloga e doutoranda em Educação pela UFPR, explica que o programa ajuda não só as crianças, mas também os adultos. “A proposta é ajudá-los na resolução de conflitos da maneira mais pacífica possível. O objetivo é transformar os contextos que a criança está inserida: seja na escola, na rua, e, nesse momento, em casa”.
Ainda segundo a consultora, o programa busca capacitar pessoas para resolver questões conflituosas. “O objetivo é fazer com que cada um tenha noção do seu papel e de sua contribuição dentro dessa comunidade, além de formar pessoas que desenvolvam consciência pró-social”.
Coordenador do projeto e professor do Setor de Educação, Josafá Moreira ressalta que o programa enfatiza a promoção da responsabilidade social, que envolve empatia, inclusão e entender as necessidades dos outros e as consequências das suas ações. “Não adianta olharmos apenas os benefícios individuais, porque nossas ações têm impacto coletivo. Importante é travar um diálogo com a comunidade. O ‘#DIGAemCasa’ nasce desse diálogo e como expressão de um compromisso de uma universidade que usa seu conhecimento e suas habilidades para o bem da sociedade”, diz.
O Diga
O “#DIGAemCasa” é uma extensão do programa Diga. A iniciativa da UFPR começou em 2019, com o objetivo de desenvolver uma linguagem comum na escola e na comunidade sobre como lidar com conflitos, capacitar profissionais para utilizar estratégias de aprendizagem socioemocional e melhoria da convivência, além de promover melhores relações entre estudantes, profissionais e famílias.
O Diga é a adaptação brasileira do programa WITS, desenvolvido no Canadá. A sigla Diga busca orientar sobre ações para alcançar a proposta do programa: Dialogue, Ignore, Ganhe distância, Ache ajuda. Ao todo, 60 escolas de Curitiba e região metropolitana foram selecionadas para testar a eficácia do programa. A equipe procura novas parcerias para ampliar a disponibilidade de recursos para mais escolas do Brasil. Para saber mais sobre o Diga, clique aqui.
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus
Por Breno Antunes da Luz
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E), […]
Já está disponível o edital que estabelece o regimento eleitoral para escolha de representação de servidores técnico-administrativos em […]
Versão injetável do fármaco importado da Europa atenderá grupo de pacientes que estão na fila de transplante de medula óssea.
O Conselho Universitário (Coun) aprovou, nesta quarta-feira (26), uma nova forma de eleição dos representantes dos professores no […]