Um dos principais nomes do Direito internacional, o professor português António Manuel Hespanha recebeu na noite de quarta-feira, dia 19, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná. A sessão solene do Conselho Universitário foi realizada no salão nobre do Setor de Ciências Jurídicas, no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade.
O homenageado e as motivações do título foram apresentados ao público presente pelo professor Ricardo Marcelo Fonseca, diretor do Setor de Ciências Jurídicas. Segundo ele, Hespanha é um intelectual reconhecido tanto por historiadores quanto por juristas. “Com sua enorme bagagem científica, ele soube fazer a transição de suas sofisticadas reflexões para uma linguagem didática e, com isso, cumprir um fundamental ponto de comunicação entre suas pesquisas e os estudantes, podendo atingir além do público português e brasileiro, outros públicos por meio de traduções”, afirmou.
Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, que presidiu a sessão do Conselho Universitário, a homenagem demonstra que a UFPR está inserida no meio acadêmico internacional por contemplar um nome de grande projeção. “O Setor de Jurídicas é um dos mais internacionalizados da universidade, sendo atualmente a Pós-Graduação em Direito a única com conceito seis na Capes. Dessa forma, atrai colaboradores de alto nível. Ter o professor Hespanha como um dos nossos doutores também traz relevância para nossa instituição”, afirmou. Outro fator destacado pelo reitor foi a procedência do homenageado. “O professor Hespanha é da Universidade Nova de Lisboa, com a qual estamos iniciando uma série de projetos em conjunto, em quatro áreas ─ Direito, Nanotecnologia, Ciências Humanas e Gestão. Em setembro, teremos uma missão viajando para lá, e em novembro, receberemos uma missão portuguesa aqui para dar prosseguimento a essas parcerias”, explicou o reitor.
Hespanha é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, e atualmente é professor convidado do Setor de Jurídicas, tendo participado de diversos eventos nos setores de Ciências Humanas (História) e de Jurídicas, entre 2007 e 2011. Publicou 23 livros e é reconhecido internacionalmente pelas traduções de textos de referência das línguas francesa e alemã para a portuguesa.
Em um discurso inspirado, Hespanha falou sobre a História da República e do Direito, ressaltando a importância do respeito à vontade e às necessidades do povo. “O ensino do Direito e do seu saber têm que estimular tanto o compromisso dos juristas com os valores e interesses da república, quanto ao diálogo entre juristas e leigos a respeito do modo de dar uma forma jurídica aos valores consensuais da comunidade, que seja ajustada à vida e acessível a todos”, declarou.
A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do Coro da UFPR, regido pelo maestro Alvaro Nadolny.
Um projeto de Iniciação Científica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, […]
As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerram no dia 6 de junho. […]
O texto da nova política institucional tipifica diferentes formas de violência e orienta ações de acolhimento às vítimas […]
Professor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR comenta o que as ações judiciais pela liberdade de vítimas […]