A Universidade Federal do Paraná comemora aniversário de 109 anos em Sessão Pública e Solene do Conselho Universitário no dia 16 de dezembro, às 19h. A cerimônia especial será transmitida pelo canal da UFPR TV no Youtube.
O evento será realizado e transmitido do Teatro da Reitoria, em Curitiba. No entanto, apenas um grupo pequeno de pessoas irá participar presencialmente, entre elas o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz e alguns convidados. A medida visa seguir as normas de biossegurança contra a transmissão da Covid-19.
UFPR, a mais antiga do Brasil
A UFPR é a universidade mais antiga do Brasil, fundada em 19 de dezembro de 1912 como Universidade do Paraná. Em 1950 a instituição foi federalizada.
Hoje a UFPR conta com campi em seis cidades do estado: Curitiba, Pontal do Paraná, Matinhos, Jandaia do Sul, Toledo e Palotina. A universidade também conta com o Complexo Hospital de Clínicas (CHC), a Maternidade Victor Ferreira do Amaral e com o Centro da Visão. O CHC foi referência no Paraná durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19, ofertando cerca de 200 vagas de enfermagem e UTI nos períodos mais críticos da doença.
A universidade tem hoje mais de 502 mil metros quadrados de área construída nos campi espalhados pelo estado, onde estudam mais de 43 mil alunos de graduação e de pós-graduação. Atualmente são ofertados 122 cursos de graduação, 106 de especialização e 91 de pós-graduação. No total, 5.919 servidores atuam na UFPR, entre docentes e técnicos. Os dados referem-se ao ano de 2021 e podem ser acessados neste link.
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]