A plataforma Paraná Contra a Covid-19 foi criada para reunir informações e análises para o monitoramento e enfrentamento da doença no estado. O Laboratório de Habitação e Urbanismo (LAHURB) da UFPR participa da iniciativa, que conta com o apoio de uma equipe de profissionais das áreas do Planejamento Urbano, Serviço Social, Sociologia, Estatística e Saúde Pública. Professores da instituição e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), alunos, pesquisadores independentes e outros colaboradores contribuem com o projeto.
A plataforma, em construção, conta com um painel de consulta de casos de contaminação e óbitos por município e data de registro. A proposta é identificar os locais de maior insegurança social no Paraná a partir de um índice das áreas mais vulneráveis à propagação do novo coronavírus.
“Mapear a rede de solidariedade que atua com soluções emergenciais e de apoio, facilitando a divulgação e ajudando a identificar possíveis lacunas, e abrir um canal de comunicação, controle social e denúncias estão entre os objetivos”, afirma Maria Carolina Maziviero, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da UFPR que integra o núcleo gestor.
O Mapa da Solidariedade, gerenciado pela equipe do Laboratório de Urbanismo e Paisagismo (Lupa) da UTFPR, está sob a coordenação da professora Simone Polli, vinculada ao Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU).
De acordo com a docente, os painéis com conteúdos técnicos reúnem informações – checadas e analisadas – de diferentes fontes. Os materiais foram preparados por colaboradores, em intercâmbio com grupos e iniciativas similares no Brasil.
Saiba tudo sobre as ações da UFPR durante a pandemia de covid-19 aqui
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E), […]
Já está disponível o edital que estabelece o regimento eleitoral para escolha de representação de servidores técnico-administrativos em […]
Versão injetável do fármaco importado da Europa atenderá grupo de pacientes que estão na fila de transplante de medula óssea.
O Conselho Universitário (Coun) aprovou, nesta quarta-feira (26), uma nova forma de eleição dos representantes dos professores no […]