Imagem Padrão

Trotes solidários marcam recepção aos calouros da UFPR

24 fevereiro, 2017
14:02
Por

Foto: Alunos UFPR

O trote solidário está cada vez mais presente na UFPR. Esta semana, centros acadêmicos de  vários cursos promoveram ações de cidadania para marcar a recepção aos calouros.

A programação começou na quarta-feira (22), quando veteranos e calouros de Química visitaram o Lar de idosos Iracy Dantas,  no bairro do Xaxim em Curitiba. Eles levaram doações de alimentos não perecíveis. A interação permitiu que os jovens conhecessem  parte da realidade dos moradores e descobrissem um pouco sobre suas histórias de vida.

Na quinta-feira (23), foi a vez das Engenharias. Alunos de Engenharia Civil pintaram a quadra esportiva do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, no bairro da Água Verde. Estudantes de Engenharia de Produção ajudaram na pintura do Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira, no Capão da Imbuia.

E mais de 100 alunos de Engenharia Ambiental, Florestal, Engenharia Industrial Madereira, Engenharia Mecânica e Elétrica se uniram aos alunos de Economia e Nutrição e foram conhecer a Escola Municipal Arapongas, no Novo Mundo. Ajudaram na limpeza, plantaram flores e fizeram muitas brincadeiras. Teve até banho de mangueira com a criançada.

Campus Palotina

Foto: alunos/Professores -Campus Palotina

No campus Palotina, a semana de recepção aos calouros também foi movimentada e cheia de atividades. Calouros e veteranos de oito cursos de graduação abraçaram o trote solidário e visitaram  o Lar da Fraternidade,  levando serviços de manicure e massagem, além de música e bingo.

Os novos alunos do campus também participaram de oficinas de conscientização para o trânsito, Libras, Crossfit, Kung Fu, computação,audiovisual e produção visual.Teve também doação de sangue e palestras sobre violência.

Os veteranos de Agronomia ofereceram por conta própria um café da manhã para os calouros do curso.

A programação incluiu ainda contação de histórias  para crianças no Bibliônibus.

Foto:Alunos/Professores Campus Palotina

Na última terça-feira (24), alunos e professores se uniram aos agentes de saúde e realizaram um mutirão de limpeza no bairro Jardim Dallas, recolhendo todo tipo de material que possa servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, além de levarem informação e orientação aos moradores.

veja o álbum de fotos

Sem Violência

A Universidade Federal do Paraná lançou uma campanha para inibir atitudes violentas,ofensivas e discriminatórias durante a recepção aos novos alunos da instituição. A intenção é mostrar que o trote deve ser um momento de integração e alegria, e estimular a comunidade acadêmica a denunciar atitudes indevidas.

 

Sugestões

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]

15 julho, 2025

Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]

14 julho, 2025

O evento contou com a presença de Cida Bento, Carla Akotirene e Carol Dartora A Universidade Federal do […]