Tema em alta na UFPR, após a aprovação de R$ 48,6 milhões para a universidade no edital do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), da Capes, as possibilidades de internacionalização das universidades serão debatidas pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, e pelo diretor da Agência UFPR Internacional (AUI), André Duarte. A mesa redonda será no dia 3/10, no Edifício Dom Pedro I, às 18h30, e tem entrada livre.
No Capes PrInt, a UFPR teve contemplados 16 projetos, distribuídos em cinco áreas — Biodiversidade e Meio Ambiente; Materiais Avançados; Energias Renováveis e Novas Fontes de Energia; Biociências e Saúde; e Democracia, Cultura e Desenvolvimento (5 projetos). O plano abrange 40 programas de pós-graduação que têm notas a partir de 5 na avaliação quadrienal da Capes — a última foi divulgada em 2017.
Além da oportunidade representada pelo Capes PrInt, os palestrantes abordarão as diversas estratégias de internacionalização, como os acordos internacionais (entre eles, os de cotutela, que garante diploma por universidade estrangeira). Uma das principais questões sobre o tema é a necessidade de garantir planos institucionais de internacionalização.
SERVIÇO
Mesa AUI – Desafios e Estratégias para a Internacionalização
Data: 3/10
Horário: a partir das 18h30
Local: Anfiteatro 100, no Campus Reitoria (1.º andar do Ed. D. Pedro I, R. General Carneiro, 460, Centro, Curitiba)
Entrada livre (inscrições na hora), com certificado de participação
Mais informações no site www.siepe.ufpr.br/2018.
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]