Brincadeiras culturais para crianças, orientações educativas para a comunidade sobre saúde e guarda responsável de animais, apresentação gratuita da Orquestra Filarmônica e um passeio ciclístico fazem parte da programação das comemorações do centenário da Universidade Federal do Paraná neste mês de maio. Os 100 anos serão comemorados em 19 de dezembro, mas a cada mês a instituição promove uma comemoração especial. Serão quatro dias de atividades ─ de quinta-feira (17) a domingo (20) ─ abertas à participação do público.
Na quinta e na sexta-feira à noite, a Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta o concerto “Bem-vindo ao Centenário”, às 20 horas, no Teatro da Reitoria, Rua XV de Novembro, 1299, Centro. A entrada é gratuita. A apresentação terá a estreia mundial da obra “Ad Astra, per Aspera” (2012), de Harry Crowl, dedicada ao centenário da Universidade e aos 50 anos da Orquestra Filarmônica. O programa também terá obras de Stravinsky e Beethoven. A regência é do maestro Márcio Steuernagel.
No dia 18, começa o evento II Caminhos da Extensão na UFPR: Metodologias, no Edifício D. Pedro I, das 9 às 18 horas. O evento voltado a estudantes e professores tem como objetivo promover a discussão e o fortalecimento da extensão universitária na universidade. As inscrições podem ser feitas na página do Caminhos da Extensão.
Jogos e brincadeiras para a comunidade
Sábado o evento de extensão terá sua segunda parte, com apresentação das atividades para o público em geral, das 10 às 13 horas, no pátio da Reitoria, Rua General Carneiro, 460, centro, sob coordenação de diversas unidades da UFPR. O Museu de Arqueologia e Etnologia vai desenvolver vários jogos culturais para crianças. Serão disponibilizados jogos baseados em Sambaquis, um jogo de xadrez com personagens da congada paranaense, quebra-cabeças com temática do acervo do museu e caixinhas didáticas, que possibilitam o contato com o acervo museológico, especialmente para deficientes visuais, entre outras atividades.
Comunidade poderá manusear acervo do MAE através das Caixinhas Didáticas - Foto: Leonardo Bettinelli
O projeto “Floresta-Escola” desenvolverá oficinas sobre conscientização ambiental, como por exemplo, confecção de um instrumento que produz o som da chuva. Para adultos e crianças, os estudantes do curso de Medicina Veterinária apresentarão o projeto “Zoonoses, bem-estar animal e guarda responsável”, que aborda a conscientização de proprietários de cães. As crianças poderão conhecer o projeto “Veterinário Mirim”, desenvolvido em escolas de Curitiba e região metropolitana. Além disso, será explicado o processo de inserção de microchip de identificação dos animais, realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba.
A música também terá vez na programação de sábado. A bateria do C7, formada por estudantes de arquitetura e engenharias, fará uma apresentação no pátio da Reitoria. No repertório, músicas populares, especialmente samba e rock.
O quarto dia de comemorações será no domingo, 20 de maio, com o Passeio Ciclístico “Pedalada dos 100 anos”. A concentração será às 9 horas, em frente ao Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade, com saída prevista para as 10 horas. O trajeto de 7,5 km incluirá o circuito ciclofaixa da Rua Marechal Deodoro, Departamento de Artes (Deartes), no Batel e Reitoria, terminando no mesmo local de partida, no Prédio Histórico da UFPR.
Confira o trajeto do passeio:
Outros dados sobre o passeio estão disponíveis na página do Projeto Ciclovida.
Mais informações sobre as comemorações são obtidas nos sites www.ufpr.br ou www.proec.ufpr.br.
Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]
Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4) Por João Heim Através de ação de […]
A Universidade Federal do Paraná abriu oficialmente as atividades do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária […]
Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]