Divulgar informações em saúde baseadas em evidências para a comunidade. Esse é o objetivo do projeto de Extensão “Saúde nas Mídias”, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O projeto, coordenado pela professora Luciana Schleder Gonçalves, teve início em 2019, com um programa na Rádio UniFM chamado “Saúde em Pauta”. Com a pandemia de Covid-19, o programa foi suspenso. Agora, a equipe produz lives no Instagram e Youtube, com conteúdos relacionados ao coronavírus.
As conversas acontecem todas as terças e sextas-feiras às 17h, trabalhando questões sobre a doença e suas relações com os profissionais da saúde. “Uma dificuldade se torna uma oportunidade, pois com a Internet conseguimos conversar com pessoas do mundo inteiro”, ressalta a coordenadora. Pesquisadores que desejem participar das lives como entrevistados, podem contatar a equipe pelo formulário.
Além de Luciana, a equipe é composta pelos estudantes de enfermagem Isabella Bueno Fusculim e Luis Egues, responsáveis pelas postagens no Facebook e no Instagram; e pela mestranda em Práticas do Cuidado em Saúde Rosangela Terezinha da Rocha da Silva, que elabora um guia para profissionais de saúde frente às mídias sociais.
Fundamentos em Divulgação Científica
O “Saúde nas Mídias” oferta a partir do dia 03 de junho um curso de extensão sobre fundamentos de divulgação científica. O treinamento, realizado em parceria com professores da Universidade Tiradentes (Unit), de Sergipe, terá 20 horas de aulas teóricas e práticas on line sobre conceitos, métodos e técnicas de divulgação científica. O pano de fundo é a área da saúde, com orientações sobre produção de lives, postagens e textos para redes sociais.
O curso é gratuito e tem 20 vagas disponíveis, sendo 15 para alunos da UFPR e cinco para servidores. Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse: www.cutt.ly/divulgacaocientifica.
A coordenadora do “Saúde nas Mídias” ressalta a necessidade de comunicar ciência à comunidade de um jeito simples, sem perder a credibilidade. “As mídias são um mundo novo para nós. Temos uma formação muito técnica, mas quando a gente vai falar com o público, temos que mudar a linguagem. Precisamos aproximar a universidade da comunidade e divulgar o que é feito por nós para o mundo”.
Por João Cubas
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E), […]
Já está disponível o edital que estabelece o regimento eleitoral para escolha de representação de servidores técnico-administrativos em […]
Versão injetável do fármaco importado da Europa atenderá grupo de pacientes que estão na fila de transplante de medula óssea.
O Conselho Universitário (Coun) aprovou, nesta quarta-feira (26), uma nova forma de eleição dos representantes dos professores no […]