Imagem Padrão

Projeto de extensão da UFPR informa sobre saúde nas redes sociais e oferta curso gratuito

26 maio, 2020
10:41
Por
Extensão e Cultura

Divulgar informações em saúde baseadas em evidências para a comunidade. Esse é o objetivo do projeto de Extensão “Saúde nas Mídias”, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

O projeto, coordenado pela professora Luciana Schleder Gonçalvesteve início em 2019, com um programa na Rádio UniFM chamado “Saúde em Pauta”Com a pandemia de Covid-19, o programa foi suspenso. Agora, a equipe produz lives no Instagram e Youtube, com conteúdos relacionados ao coronavírus.  

As conversas acontecem todas as terças e sextas-feiras às 17h, trabalhando questões sobre a doença e suas relações com oprofissionais da saúde. “Uma dificuldade se torna uma oportunidade, pois com a Internet conseguimos conversar com pessoas do mundo inteiro”, ressalta a coordenadora. Pesquisadores que desejem participar das lives como entrevistadospodem contatar a equipe pelformulário. 

Além de Luciana, a equipe é composta pelos estudantes de enfermagem Isabella Bueno Fusculim e Luis Egues, responsáveis pelas postagens no Facebook e no Instagram; e pela mestranda em Práticas do Cuidado em Saúde Rosangela Terezinha da Rocha da Silva, que elabora um guia para profissionais de saúde frente às mídias sociais. 

Fundamentos em Divulgação Científica 

O “Saúde nas Mídias” oferta a partir do dia 03 de junho um curso de extensão sobre fundamentos de divulgação científicaO treinamento, realizado em parceria com professores da Universidade Tiradentes (Unit), de Sergipe, terá 20 horas de aulas teóricas e práticas on line sobre conceitos, métodos e técnicas de divulgação científica. O pano de fundo é a área da saúdecom orientações sobre produção de lives, postagens e textos para redes sociais. 

O curso é gratuito e tem 20 vagas disponíveis, sendo 15 para alunos da UFPR e cinco para servidores. Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse: www.cutt.ly/divulgacaocientifica. 

A coordenadora do “Saúde nas Mídias” ressalta a necessidade de comunicar ciência à comunidade de um jeito simples, sem perder a credibilidade. “As mídias são um mundo novo para nós. Temos uma formação muito técnica, mas quando a gente vai falar com o público, temos que mudar a linguagemPrecisamos aproximar a universidade da comunidade e divulgar o que é feito por nós para o mundo. 

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto

 Por João Cubas 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Sugestões

31 março, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E), […]

31 março, 2025

Já está disponível o edital que estabelece o regimento eleitoral para escolha de representação de servidores técnico-administrativos em […]

28 março, 2025

Versão injetável do fármaco importado da Europa atenderá grupo de pacientes que estão na fila de transplante de medula óssea.

28 março, 2025

O Conselho Universitário (Coun) aprovou, nesta quarta-feira (26), uma nova forma de eleição dos representantes dos professores no […]