Vários laboratórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão mobilizados para a produção de máscaras, com intuito de destinar o material aos profissionais de saúde que combatem a Covid-19.
Os professores Luciano Caetano de Oliveira e Adriana Ferla de Oliveira, do Departamento de Engenharias e Exatas do Setor Palotina da UFPR, são os responsáveis pela produção do equipamento de proteção na região. As máscaras são destinadas aos profissionais do Setor, à Secretaria de Saúde de Palotina e aos residentes de medicina do Campus Toledo. Até o momento, 40 unidades já foram produzidas para os estudantes.
Produção de máscaras na impressora 3D para a região de Palotina e Toledo. Fotos – arquivo pessoal
O docente explica ainda que a impressora disponível produz duas tiaras por vez, em um processo que leva duas horas e meia a três horas. Assim, com o manuseio de um profissional qualificado, é possível fazer até 16 máscaras por dia.
De acordo com Luciano, a matéria prima e os recursos utilizados para a confecção do material foram com fontes próprias e doações feitas por instituições externas. “Nesse momento de dificuldade, deixamos de lado as ideologias, opiniões e nos juntamos para pensar em quem está trabalhando na linha de frente, enquanto estamos na quarentena”, destaca.
Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E), […]
Já está disponível o edital que estabelece o regimento eleitoral para escolha de representação de servidores técnico-administrativos em […]
Versão injetável do fármaco importado da Europa atenderá grupo de pacientes que estão na fila de transplante de medula óssea.
O Conselho Universitário (Coun) aprovou, nesta quarta-feira (26), uma nova forma de eleição dos representantes dos professores no […]