Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora da UFPR é primeira mulher eleita coordenadora do Comitê Técnico da Internet do IEEE

A professora Michele Nogueira do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná foi eleita coordenadora do Comitê Técnico da Internet (Internet Technical Committee – ITC) da Sociedade de Comunicação (ComSoc), do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). O resultado foi divulgado no último domingo (20), no mês e ano em que é comemorado o 50º aniversário da Internet.

Esta é a primeira vez que o comitê está sob coordenação de uma mulher e representante da América Latina. De acordo com Michele, as coordenações anteriores eram de pesquisadores europeus e americanos. “Este resultado reforça a visibilidade do trabalho realizado na UFPR e fomenta a internacionalização da nossa instituição”, avalia a docente.

Professora Michele Nogueira. Foto: arquivo pessoal

Michele Nogueira é integrante permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) da UFPR e dedica-se a pesquisas nas áreas de segurança, resiliência e sobrevivência em redes de comunicação sem fio com aplicações em vários setores da sociedade, tais como educação, saúde e transportes. É líder do Centro de Ciência de Segurança Computacional (CCSC) e autora do primeiro livro no Brasil que trata do uso de comunicação sem fio na área da saúde publicado em 2010 sob o título “Saúde Móvel: Conceitos, Iniciativas e Aplicações”.

Em 2018, a docente recebeu o reconhecimento por participar da organização do evento IEEE ICC na cidade do Kansas, Missouri. Foto: arquivo pessoal

IEEE

A IEEE é considerada a maior organização profissional do mundo e também de maior prestígio para o avanço tecnológico. Nesse contexto, o Comitê Técnico da Internet visa estimular o intercâmbio interdisciplinar e a aplicação do estado da arte das tecnologias de comunicação no avanço da infraestrutura e serviços da Internet. O comitê promove, ainda, a geração de novos conhecimentos a partir da interação entre a Internet e as comunidades de redes públicas, contribuindo para o surgimento de uma Internet onipresente, multimídia e de alto desempenho.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...