O próximo mutirão de testes será na terça-feira, dia 15 de junho. Foto: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR).
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná realizam uma nova rodada de testes para detecção de SARS-CoV-2 em pessoas assintomáticas. O mutirão, com 1600 vagas, ocorrerá na próxima terça-feira, dia 15 de junho, no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, das 8h às 13h.
Os interessados precisam realizar inscrição prévia neste formulário e indicar o horário de preferência para atendimento. No momento do teste, os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.
Poderão participar dos testes a comunidade da UFPR (estudantes, servidores, além de familiares em primeiro grau ou coabitantes desses grupos), alunos e servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e servidores do Palácio das Araucárias.
O mutirão é coordenado pela Direção do SCB, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO), que visa identificar pessoas contaminadas e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença.
Servidores e estudantes da UFPR que apresentarem sintomas compatíveis com a doença e desejarem realizar o exame podem participar de outra ação. Mais informações podem ser obtidas aqui.
O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva, conforme instruções do vídeo abaixo. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.
Na última testagem, realizada em 01 de junho, 1,2% dos resultados acusaram a presença do SARS-CoV-2, o que comprova a importância do distanciamento social. O número é menor do que o obtido no mutirão anterior, de 1,4% de positivos.
Desde outubro de 2020, já foram realizados mais de 20 mil testes com assintomáticos em mutirões na UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Toledo, Matinhos e Palotina. Além da comunidade interna, o projeto contemplou servidores de outros órgãos e grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária.
A equipe também recruta voluntários para auxiliar na coleta dos exames. Podem participar servidores docentes, técnico-administrativos e alunos de pós-graduação da UFPR, entre 18 e 59 anos, que se autodeclararem em boas condições de saúde, tiverem interesse e disponibilidade. As inscrições estão abertas no formulário disponível aqui.
SERVIÇO
Testes de Covid-19 para pessoas assintomáticas
Público-alvo: Comunidade UFPR (estudantes, servidores, familiares em primeiro grau ou coabitantes), estudantes e servidores da UTFPR e servidores do Palácio das Araucárias
Quando: 15/06/2021, das 08 às 13h
Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas
Link para agendamento: http://bit.ly/covid20210615
Crédito da imagem em destaque: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR)
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]