Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Jornalistas da SUCOM apresentam resultados sobre divulgação científica da UFPR em evento internacional

Um grupo de jornalistas servidoras técnico-administrativas da UFPR apresentou, na última sexta, resultados sobre a divulgação científica realizada institucionalmente durante a pandemia de covid-19. Os dados se referem a conteúdos com mais de quatro mil acessos registrados desde março e revelam a importância da atividade jornalística como processo de mediação entre instituição científica e sociedade. A Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) vem trabalhando ativamente na divulgação científica, articulando-se também à necessidade de se pensar a comunicação como ferramenta para a promoção da saúde em um período de incertezas. 

O trabalho, intitulado “Desafios da Comunicação Pública e Científica na Promoção da Saúde”, foi apresentado no I Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologia e Saúde em tempos de covid-19, que contou com programação interdisciplinar, organizada pela Rede de Mulheres Empreendedoras e Líderes da UFPR e pela Universidade Federal do Ceará (assista aqui). As jornalistas da SucomAmanda Miranda, Camille Bropp Cardoso e Jéssica Vitória Tokarski Mazeto reuniram e interpretaram analiticamente 16 notícias veiculadas entre março e agosto com as palavras-chave covid-19 e coronavírus. Entre os temas de destaque, identificaram assuntos com viés utilitário e com informações públicas apresentadas de forma acessível. 

A pesquisa trouxe como principais referenciais teórico discussões sobre comunicação pública e divulgação científica, dois conceitos do campo da comunicação que se relacionam diretamente à prática realizada nas unidades de comunicação das universidades públicas. A ideia do trabalho, além de apresentar casos de textos que viralizaram pela necessidade de informação em meio a uma crise sanitária, foi reforçar o papel emancipador do jornalismo e sua função de mediação para o fortalecimento da cidadania. 

 

Notícia produzida pela Sucom repercutiu na mídia nacional (Reprodução)

 

Durante o evento, Jéssica apresentou também um caso em que a comunicação da UFPR conquistou espaço na mídia nacional com a pesquisa sobre testes rápidos de detecção de covid-19, realizada pelo professor Luciano Huergo, da UFPR Litoral, e exibida no Jornal Nacional, da Rede Globo. Ela lembrou que o assunto despertou a atenção pois atinge todos os segmentos da sociedade. Camille destacou outro conteúdo que viralizou ao trazer modelos matemáticos para a interpretação da pandemia, o que transformou os pesquisadores em fontes constantes da agenda midiática. Amanda apresentou o caso de uma das notícias mais lidas da pandemia, com mapas sobre o avanço do número de casos por região, em notícia veiculada logo no início da crise. 

Além do trabalho apresentado pela equipe da Sucom, a mesa também trouxe artigos com os temas “Educação em Saúde de puérperas em alojamento conjunto: um relato de experiência” e “Ensino e aprendizagem no período da pandemia de covid-19: relato de experiência em gestão e produção da construção civil” 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...