Imagem Padrão

Estudante integrante do PMUB desenvolve projeto com refugiados na Espanha

22 fevereiro, 2019
09:41
Por
Extensão e Cultura

A UFPR é membro da United Nations Academic Impact (Unai), rede de universidades da ONU e se compromete a manter e aprofundar sua atuação nas áreas-chave da rede, todas relacionadas às metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 

Uma programação de viagem diferente foi o que Maria Beatriz de Souza Alverne Maia decidiu fazer ao viajar para a Espanha nas férias. A estudante de psicologia da UFPR foi ao país com o objetivo de realizar trabalho voluntário na organização de reciclagem de plástico Plastik Red, mas ao chegar lá descobriu a possibilidade de tornar sua presença ainda mais significante e criou um projeto que conecta arte, sustentabilidade e refugiados.

Foto: Arquivo Pessoal

“Conectando arte e refugiados em um ambiente sustentável” nasceu após a visita de Maria à Comissão de ajuda ao refugiado em Euskadi (CEAR) na cidade de Bilbão. “O responsável, Pedro Vacaflor Raña, recepcionou-me e comentou sobre os projetos existentes, alertando-me sobre a possibilidade de criar meu próprio projeto”. Ela conta que a execução da iniciativa só foi possível com a colaboração da organização de reciclagem em que estava voluntariando, do centro de refugiados local, de artistas da região – como a basca Catalina Maria – e do movimento artístico cultural ZAWP, que forneceu o local para a realização das atividades.

Foto: Arquivo Pessoal

A partir da colaboração de diferentes organizações, o projeto – que criou uma escultura de plástico – promoveu a integração de pessoas em condição de refúgio com artistas e habitantes locais, abriu espaço para compreensão sobre a reutilização de materiais feitos de plástico e proporcionou empoderamento e resistência através da arte. “Cada dia estou mais certa de que a arte é uma das melhores formas de conectar as pessoas. Acredito que atualmente precisamos de mais iniciativas que conectem pessoas a serviços. Por meio da arte é possível desenvolver autoconhecimento, autoestima e habilidades sociais”, explica a estudante.

Foto: Arquivo Pessoal

Há dois anos dedicando-se ao trabalho com pessoas em condição de refúgio em Curitiba, Maria descobriu que queria atuar com a temática no programa da Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB). “Neste programa, faço parte do projeto de psicologia chamado ‘Migração e processos de subjetivação: Psicanálise e Política na rede de atendimento a migrantes’”. Ela tem a pretensão de trazer o projeto realizado na Espanha para a UFPR e desenvolvê-lo com crianças que estão nessa condição.

“É importante promover soluções duradouras para os problemas pelos quais os refugiados passam e assegurar que tenham direitos como qualquer outro cidadão, por isso a importância da parceria com governos e instituições locais. As pessoas nesta condição muitas vezes encontram dificuldade de se integrar na sociedade e esses projetos mostram o potencial de contribuição delas para comunidades e economias locais”. A obra produzida pelos integrantes do projeto será exposta, primeiramente no ZAWP e depois será doada para alguma organização espanhola.

Sugestões

24 junho, 2025

O número de inscritos no Vestibular 2026 da UFPR aumentou 7% em relação ao do vestibular anterior e […]

23 junho, 2025

Universidade participa da ação solidária promovida pela Prefeitura de Curitiba; doações podem ser feitas nos campi da capital […]

23 junho, 2025

A obra reúne registros fotográficos e audiovisuais produzidos por pesquisadores indígenas das aldeias Guarani Mbyá do litoral paranaense.

23 junho, 2025

Iniciativas contempladas em editais do Ministério da Saúde foram apresentadas este mês na Semana de CT&I+ SUS – […]