Em cumprimento à Portaria nº 754/2020 e às determinações da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus na Universidade Federal do Paraná (UFPR), as unidades da instituição adotaram regime de trabalho remoto e suspenderam as atividades presenciais. Porém, o isolamento pode ser uma ótima oportunidade de alimentar, a distância, o interesse pela cultura e pela leitura.
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), por exemplo, disponibiliza online seus catálogos, exposições, jogos e publicações. As publicações de caráter didático destinam-se a estudantes e professores da rede de ensino fundamental e médio; as publicações acadêmicas abrangem o acervo, as pesquisas, as exposições e, eventualmente, obras temáticas de interesse para os trabalhos do museu. Os catálogos podem ter caráter didático e interesse acadêmico.
Entre os jogos que podem ser baixados estão o “Jaguareté: Desafios da Floresta”, game sobre culturas indígenas ambientado no Brasil do século XVI, e o “Jogo da Bernuncia: O Auto do Boi de Mamão” – que permite ao jogador protagonizar a Bernuncia, um dos vários personagens presentes no tradicional Auto do Boi de Mamão, em uma brincadeira onde esse monstro de tecido engole as crianças que participam do folguedo.
Nas redes sociais, o MAE apresentará peças de seu acervo, exposições e outras atividades desenvolvidas. É só acessar no Instagram e Facebook: @MAEUFPR
Já para aqueles que gostam de ampliar conhecimento e repertório de leitura, a Editora UFPR disponibilizou parte de seu catálogo para download gratuito. O leitor poderá usufruir, pelo dispositivo que quiser, de 32 títulos que podem ser baixados de maneira fácil e sem complicações. Basta acessar o link “livros digitais” no site da Editora UFPR ou a página do Repositório Digital Institucional da UFPR. Em sua maioria, os livros estão em formato PDF.
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus
UFPR produz série de reportagens em que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania […]
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]