A cartilha ilustrada sobre confecção, uso e higienização de máscaras caseiras, lançada em maio pela Rede UFPR de Combate à Covid-19, tem agora versões acessíveis para cegos e para surdos por meio de um áudio narrativo e de um vídeo em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Inicialmente o material, produzido por alunos voluntários e coordenado por duas professoras do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi desenvolvido em formato PDF nos idiomas português, inglês e espanhol.
“As informações sobre o contexto pandêmico e formas de prevenção da Covid-19 precisam ser acessíveis independentemente das especificidades das pessoas, pois é papel da universidade fomentar o acesso universal às informações”, avalia a professora e pesquisadora Kelli Smythe, que coordena a produção juntamente com a professora Juliana Bueno.
Multimídia
O vídeo com a versão em Libras, com cerca de 17 minutos, contou com a parceria do curso de licenciatura em Letras Libras da UFPR. Já áudio foi produzido considerando a personalização da velocidade do áudio para os deficientes visuais. Assim, a versão em PDF (português) também foi adaptada de modo que o arquivo pode ser acessado via leitores de tela.
Com o título “Máscaras Caseiras: cartilha ilustrada sobre confecção, uso e higienização de máscaras caseiras”, o material gráfico-informacional buscas sanar dúvidas sobre a confecção de máscaras, cujos tutoriais ganharam a internet, e sobre como usá-las e limpá-las para se proteger contra o novo coronavírus.
Todas as versões da cartilha — as traduções e as acessíveis — podem ser acessadas e baixadas no site da Rede UFPR.
(Com informações da Rede UFPR de Combate à Covid-19)
Assista o vídeo que associa o áudio e a tradução em Libras:
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) obteve um aumento expressivo no número de bolsas concedidas no Programa Institucional […]
Aos 84 anos, o professor tem histórias para contar: naturalizou-se brasileiro em plena ditadura, viajou pelo mundo coletando […]
Já o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição pela Lei 12.799/13 (critérios de baixa renda) continua […]
Inscrições de estudantes de graduação e pós da UFPR com experiência no esporte de preferência podem ser feitas […]