Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Avançado Pontal do Paraná uniram o conhecimento da área à necessidade de repensar suas formas de atuação durante a pandemia do novo Coronavírus. Com informações disponíveis em imagens, vídeos, lives, além de dicas de livros, filmes e podcasts, eles mantêm o projeto “Dia a dia Ambiental” ativo no Instagram, disseminando conhecimento sobre o meio-ambiente em postagens educativas.
A iniciativa está ligada aos projetos “Dia a dia Ambiental”, do programa de voluntariado acadêmico, e “Educação Ambiental em Vídeo”, projeto de extensão. Segundo a professora Amanara Potykytã de Sousa Dias Vieira, que coordena o trabalho, as propostas começaram a ser articuladas a partir destas duas ações envolvendo alunos. “No projeto de extensão, o objetivo era a criação de vídeos mais elaborados sobre temáticas ambientais e sanitárias, publicados em canal do Youtube“, explica.
O objetivo de um dos projetos, de acordo com ela, era incentivar a realização de pequenas ações dentro do próprio campus, como separação de resíduos, por exemplo. Os vídeos também divulgavam “dicas” relacionadas à temática ambiental. “Com a pandemia, e consequente distanciamento social e trabalho remoto, estas ações foram dificultadas, já que exigiam reunião presencial entre os alunos e, geralmente, filmagens externas“, explica.
A partir daquele momento, as atividades foram repensadas, principalmente por conta da necessidade de distanciamento dos alunos. Foi aí que uma acadêmica do projeto sugeriu utilizar o Instagram para a continuidade dos projetos. As duas iniciativas foram aglutinadas em uma única página, denominada “Dia a dia ambiental”, cuja proposta é postar informações e realizar vídeos ou “lives” na temática ambiental e sanitária.
Um das temáticas que a página vem tratando é a do novo marco legal do saneamento, aprovado pela Câmara Federal na última semana. Nesta quinta-feira (2), haverá uma live sobre o assunto com a professora Amanara. A nuvem de gafanhotos também não deixou de ser explorada pelo viés educativo. A página ainda veicula assuntos relacionados à conscientização ambiental, como a reciclagem em prol dos animais e a divulgação de datas importantes para a o meio-ambiente.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) obteve um aumento expressivo no número de bolsas concedidas no Programa Institucional […]
Aos 84 anos, o professor tem histórias para contar: naturalizou-se brasileiro em plena ditadura, viajou pelo mundo coletando […]
Já o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição pela Lei 12.799/13 (critérios de baixa renda) continua […]
Inscrições de estudantes de graduação e pós da UFPR com experiência no esporte de preferência podem ser feitas […]