A UFPR lamenta o falecimento do professor A. Bame Nsamenang, professor associado de Psicologia da Educação da Bamenda University e da Université Yaoundé I, ocorrido neste domingo (14), em Camarões. Pela Bamenda University, ele coordenava um convênio com a UFPR por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab-UFPR).
Pesquisador de destaque mundial, Nsamenang fundou o Human Development Resource Center (HDRC), dedicado ao desenvolvimento humano da infância e da juventude camaronesa. Também assumiu diversos cargos na Internacional Society for the Study of Behavioural Development, na International Association of Cross-Cultural Psychology e na Pan-African Psycology Union.
A. Bame Nsamenang em visita à UFPR, em 2015. Foto: Leonardo Bettinelli, 17/11/2015
Como fruto do convênio com a UFPR, o grupo de pesquisa traduziu uma das obras de Nsamenang, “Handbook of African Educational Theories and Practices”, de 2011, escrito com Therese MS. Tchombe e publicado originalmente pela Presses Universitaires d’Afrique. A tradução encontra-se em fase de revisão.
Outra iniciativa no âmbito do convênio é a revista Journal of African and Afro-Brazilian Studies, que está em processo de criação. A publicação teve no professor Nsamenang um de seus idealizadores e compromissado editor-chefe da editoria África.
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]