Imagem Padrão

NEAD forma profissionais para educar a distância

18 janeiro, 2008
00:00
Por

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná – NEAD-UFPR, está com pré-inscrições abertas para o curso de Capacitação de Tutores. O objetivo é formar profissionais para o desempenho da tutoria a distância em programas de EAD – Ensino a Distância.

O conteúdo do curso prevê o ensino de linguagem web, com utilização da plataforma de aprendizagem UFPR Virtual, com acesso mediante senha, disponibilizado totalmente on-line. Para participar é preciso ter graduação, nível superior em qualquer área do conhecimento e interesse em EAD, além de possuir acesso à Internet e e-mail – endereço eletrônico, para contato. O curso deve iniciar logo após o carnaval e a duração é de seis a oito meses com carga horária de 180 horas.

O que são tutores? – Na Educação a Distância o processo de ensino-aprendizagem é mediado por tecnologias, principalmente a internet, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. O tutor é a pessoa que faz a mediação entre o conteúdo e o aluno, podendo ser considerado o elo entre o professor, autor e o aluno.

O curso de capacitação de tutores é a principal parte do plano de ações do NEAD para 2008 sendo também ministrado a distância, via e-mail – endereço eletrônico, e por telefone. Além dele, o Núcleo preparou para este ano os cursos de Pedagogia de Projetos, Produção de Material Didático, Formação de Monitores, Legislação em Educação a Distância, Gestão do e-Learning e Gestão de Sistemas. O projeto Mídias na Educação também terá continuidade, com os ciclos básico, intermediário e avançado. O NEAD também ofertará, em parceria com a Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, o Curso de Especialização em Gestão Escolar, com 400 vagas, para diretores e vice-diretores das escolas públicas do Paraná.

Para a Secretária executiva do NEAD, Ana Christina Duarte Pires, a Educação a Distância promove “a redução da exclusão social e o desenvolvimento da cidadania, permitindo a formação escolar a pessoas que não tenham acesso às instituições de ensino, pela distância e/ou pela indisponibilidade de tempo, já que a EAD se caracteriza por um desvinculamento de tempo e espaço entre o professor e o aluno”. Entretanto, Ana Christina lembra que a principal desvantagem da modalidade é a possibilidade de que o distanciamento físico entre docente e discente crie uma sensação de desamparo.

Segundo a Diretora do NEAD, Marina de Almeida, o principal problema que se enfrenta em Educação a Distância é o alto índice de evasão escolar, motivado por um conjunto de fatores relacionados ao perfil de adulto dos freqüentadores. “Por isso, é indispensável um adequado sistema de suporte para esclarecimento de dúvidas e apoio ao aluno, de modo a que ele não se sinta abandonado. Isto é geralmente chamado de sistema de tutoria”.

Foto(s) relacionada(s):


O curso de Capacitação de Tutores é o mais procurado no NEAD e conta com 130 alunos em cinco turmas
Foto: Divulgação

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Alisson Castro Geremias e Patrícia Favorito Dorfman

Sugestões

14 julho, 2025

A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]

14 julho, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]