Imagem Padrão

Musicalização Infantil comemora cinco anos de atividades e programa o lançamento de um CD especial

19 abril, 2008
00:00
Por

A idéia é oferecer aulas coletivas e de baixo custo, nas quais alunos voluntários dos cursos de Licenciatura em Música e Produção Sonora estagiam junto a educadores musicais graduados e experientes oferecendo à comunidade a possibilidade de desenvolver – desde muito cedo – o interesse das crianças pela música e, ao mesmo tempo, questões como a sensibilidade e o espírito crítico.

“Atendemos a comunidade e, por outro lado, possibilitamos aos nossos alunos e professores ter experiências musicais ricas e variadas”, explica a coordenadora do curso professora Beatriz Ilari. “O curso surgiu quando vimos que nossos alunos de Música tinham dificuldade em fazer a prática de ensino. Nosso laboratório começou bem pequeno, mas desde 2003 já passaram por lá mais de 800 crianças e 40 alunos de graduação e pós-graduação. Hoje ainda temos crianças que nos acompanham desde quando tinham apenas três meses de idade.”

Neste ano, quando completa cinco anos de existência, o curso fará uma comemoração bem diferente das já tradicionais apresentações anuais. Um CD está sendo preparado no estúdio do DeArtes – Departamento de Artes da UFPR com os “top hits” da criançada.

“Estamos montando um CD com as músicas que sabemos que mais agradam aos nossos aluninhos”, explica Beatriz. “Com o nome ‘O pião entrou na roda: cantos e contos de todos os cantos’, o CD vai reunir desde canções de domínio público – cirandas, músicas folclóricas das mais variadas regiões do mundo – até composições dos alunos-professores que trabalham no programa.” A previsão de lançamento é ainda para o final deste mês.

SOBRE O CURSO – O curso é divido em três turmas diferentes: Bebês com os pais (até 3 anos e meio de idade); Crianças entre 4 e 5 anos e Crianças a partir dos 6 anos. Também é oferecida a possibilidade de participar de um conjunto instrumental, no qual pais e alunos tocam juntos. As turmas são semestrais. A taxa de matrícula é utilizada para a manutenção das aulas.

Todos os anos, os professores passam por atualizações com a promoção de workshops com especialistas de renome do Brasil e do exterior. Nomes como o de Jos Wuytack (Bélgica), Graça Boal Palheiros (Portugal), Beth Bolton (EUA), Claudia Gluschankof (Israel), Joan Russell (Canadá) e Anna Rita Adessi (Itália).

“Hoje nas escolas, a música não é mais uma disciplina obrigatória como era antigamente”, comenta Beatriz. “Mas já há um projeto tramitando na Câmara para a volta da disciplina aos currículos escolares. Dependendo da escola, as crianças não têm muito contato com a música e o que acabamos tendo é uma população não tão crítica quanto ao que ouve. A música é muito importante no desenvolvimento humano. O desenvolvimento da sensibilidade e do senso estético começa já nos bebês. A música é também uma forma de comunicação entre pais e filhos. Estamos entre a Xuxa e o Palavra Cantada.”

RESULTADOS – Segundo a coordenadora do curso, os resultados são quase que imediatos. Crianças tímidas passam a se soltar mais. As indisciplinadas aprendem a como se comportar e também a como compartilhar brinquedos e instrumentos; sem contar a parte da vocalização, da movimentação de acordo com a música e das gargalhadas como forma de interação.

Aluno da Produção Sonora e um dos monitores deste semestre, Alexandre de Oliveira Bádue entrou no programa para ver como era trabalhar a música com as crianças e acabou se apaixonando pelo trabalho com os bebês. “Já estou há dois anos e meio no curso e passei por todas as idades, mas é realmente mágico ver aquelas crianças tão pequenas fazendo o que você ensina e nos reconhecendo como professores. Uma das aulas mais interessantes é a de audição de música clássica, onde mostramos como ouvir a música. Preparadas, as crianças conseguem até mesmo distinguir os instrumentos”, comenta Alexandre que também toca clarinete.

“Apesar de fazer licenciatura em Música, jamais pensei em trabalhar com crianças”, complementa Taianara Goedert, outra das monitoras do laboratório. “Com a experiência que estou tendo estou conseguindo trabalhar muito bem até em outras escolas e hoje já mudei completamente minha idéia inicial. Meu foco deverá ser mesmo nas crianças”, conclui.

Todas as informações sobre a Musicalização Infantil da UFPR estão na página http://musicalizacaoufpr.googlepages.com. O telefone de contato – Musifone – é o 9199-4645, recebendo ligações no período da manhã.

SERVIÇO:

O QUE – Curso de Musicalização Infantil da UFPR

TURMAS – Semestrais

INSCRIÇÕES – Até o próximo dia 12 de abril

LOCAL – Departamento de Artes da UFPR – Rua Coronel Dulcídio, 638, Batel

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO – 9199-4645 (período matutino)

MAIS DETALHES SOBRE HORÁRIOS E VAGAS – http://musicalizacaoufpr.googlepages.com

Foto(s) relacionada(s):


Interação entre professores e alunos
Foto: Arquivo Musicalização Infantil


Alunos aprendem a ouvir música clássica
Foto: Arquivo Musicalização Infantil


Instrumentos e brinquedos são utilizados nas aulas
Foto: Arquivo Musicalização Infantil

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Vivian de Albuquerque

Sugestões

30 abril, 2025

Termina nesta sexta-feira (2), o prazo para que candidatos sem cadastro no CadÚnico apresentem o pedido de isenção […]

29 abril, 2025

Dispositivo de tecnologia assistiva desenvolvido pelo Laboratório Engenhar-MEC, da UFPR, que quer oferecer alternativa ao SUS, custa uma […]

29 abril, 2025

Pôster que reúne conceitos sobre o amor rende segundo lugar a grupo do curso de Estatística e Ciência […]

28 abril, 2025

Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]