Imagem Padrão

Museu de Arte lança exposição virtual que relaciona obras do acervo com a pandemia

07 dezembro, 2020
21:13
Por
Extensão e Cultura

No momento em que estamos convivendo com o isolamento e o distanciamento social, com a tragédia e a dor pelo contágio, adoecimento e morte de milhares de brasileiros causados pela pandemia de COVID-19, o Museu de Arte da UFPR (MusA), por meio do seu Núcleo Educativo, oferece um momento de contemplação e reflexão com a exposição virtual “Cenas do Interior”. As obras, selecionadas do acervo do museu, trazem objetos comuns, retratos, cenas de brincadeiras, de sonho e do cotidiano, que convidam o espectador a um olhar mais demorado para cada imagem, incitando-o a olhar para si mesmo a partir de cada obra, provocando ponderações sobre autoconhecimento, paciência, esperança e solidariedade.

Obra de Fernando Augusto ‘Os últimos dias’ – Exposição do MusA ‘Cenas do Interior’

Foram selecionadas 14 obras de artistas que têm muito a nos dizer: Beatriz Corrêa, Claudia Dal Canton, Dijalma de Souza, Estela Sandrini, Fernando Augusto, Leonor Botteri, Letícia Marquez, Luiz Rodolfo Annes, Paulo Bruscky, Unhandeijara Lisboa, Pawel Kwiatkowski, Raul Cruz, Ricardo Carneiro e José Roberto da Silva. Entre essas pessoas especiais, destacamos Estela Sandrini, Fernando Augusto, Luiz Rodolfo Annes, Ricardo Carneiro e José Roberto que continuam conosco gravando depoimentos e se propondo a compartilhar sentidos, impressões e sentimentos.

O MusA, com a exposição virtual pretende contribuir para minimizar os danos do distanciamento entre as pessoas, oferecendo uma oportunidade de ampliar o acesso à arte e à cultura, se mantendo vivo e próximo da sociedade mesmo enquanto suas instalações permanecem fechadas à visitação presencial.

A exposição que está disponível no website do MusA, proporciona acessibilidade em libras, design em contraste e textos com letras maiores para pessoas com baixa visão. Em breve, os textos serão traduzidos do português para o inglês e o espanhol e terá recurso de audiodescrição para ampliar a compreensão e a participação das pessoas com deficiência visual e do público estrangeiro. A pedido da equipe do Núcleo Educativo do MusA, os artistas estão gravando vídeos acessíveis com depoimentos sobre sua obra e sobre a exposição que serão disponibilizados também no site, a partir de fevereiro de 2021.

As ações do Núcleo Educativo visam a divulgação do Acervo MusA durante a pandemia, relacionando o contexto atual com obras de arte que lidam com a solidão, a finitude e a vida no interior dos espaços privados e nas reflexões que nos acometem a olhar para o mundo hoje. As propostas educativas do MusA são desenvolvidas desde 2017 pelo Projeto de Extensão Universitária Educação de Museus: Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte do Paraná (NEMu) e visam formação, ampliação e diversificação do público do MusA, para isso a equipe da exposição está produzindo cartilhas pedagógicas, catálogo de exposição acessíveis e materiais direcionados às escolas de educação básica. Esses materiais, assim como a própria exposição, serão utilizados pelo Núcleo Educativo em suas atividades, inclusive quando o museu retornar com suas atividades externas em escolas e outras instituições, que poderão procurar o Núcleo para estabelecer parcerias.

Assim, com foco no fortalecimento dos laços com o público que já conhece o MusA e na abordagem de novos públicos, as ações do projeto de extensão durante esse período visam propiciar às pessoas a experiência museal, enquanto o museu permanecer fechado, ou seja agora e depois. Pensando nisso, a ideia é que a exposição tenha diversos momentos que não se encerram no dia da abertura, que aconteceu no dia 26 de novembro numa vernissage online no instagram do MusA. Já está programado para janeiro lives com os artistas Ricardo Carneiro e Fernando Augusto, em fevereiro o lançamento dos depoimentos dos artistas e das versões em audiodescrição, inglês e espanhol da exposição, e ainda em 2020 e durante toda a metade de 2021 comentários dos mediadores culturais sobre as obras e artistas no instagram e no facebook.

A iniciativa da exposição virtual é da equipe do Projeto de Extensão e tem a curadoria artística da museóloga Lidiane do Nascimento e curadoria pedagógica de Rose Meri Trojan, doutora em Educação e professora aposentada da UFPR. A equipe ainda conta com estudantes voluntários de diversos cursos de graduação da UFPR e de outras instituições de Ensino Superior.

Serviço

 

Exposição “Cenas do Interior”

Curadoria Artística: Lidiane do Nascimento Silva / Curadoria Pedagógica: Rose Meri Trojan
Período da mostra: a exposição ficará aberta por tempo indeterminado.
Local: Site do Museu de Arte da UFPR (MusA)
Visitação: De segunda a segunda, 24

horas. Entrada Gratuita

Informações sobre a programação do MusA

Redes sociais:
Intagram
Facebook

E-mails:
educativomuseudearte@ufpr.br
musa@ufpr.br

por Rose Meri Trojan e Lidiane do Nascimento 

Sugestões

17 julho, 2025

Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]

16 julho, 2025

Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]