Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestre pela UFPR apresenta pesquisa em Congresso de Musicologia internacional

A pianista e musicóloga Semitha Cevallos será a primeira brasileira a participar do Congresso de Musicologia da União dos Compositores Poloneses, considerado um dos mais importantes da musicologia internacional. O evento acontece no mês de setembro.

Em sua apresentação, Semitha abordará a relação entre a música contemporânea brasileira e a polonesa – pesquisa iniciada durante o mestrado na Universidade Federal do Paraná. A dissertação “A recepção do sonorismo polonês por parte dos compositores brasileiros” foi orientada pelo docente Maurício Dottori.

A pesquisadora recebeu uma mensagem do Conselho Organizador do Congresso, demonstrando surpresa com o tema, pois, de acordo com Semitha, a equipe desconhecia a existência de uma parte da história da música polonesa no Brasil e vice-versa.

Semitha Cevallos. Foto: Manuela Schenider

União dos Compositores Poloneses (Związek Kompozytorów Polskich)

A instituição fundada em 1925 foi reorganizada após o término da II Guerra Mundial, sendo um dos importantes pilares da cultura polonesa. A União dos Compositores Poloneses é responsável pela organização de um dos relevantes Festivais de Música Contemporânea do mundo – Outono de Varsóvia – que teve sua primeira edição em 1956, ocorrendo anualmente até os dias de hoje.

O evento revelou para o mundo os compositores, Krzysztof Penderecki, Witold Lutosławski, Grażyna Bacewicz, Henryk Mikołaj Górecki, Tadeusz Baird, entre outros.

Semitha Cevallos

Formada no Brasil e na Polônia, Semitha é doutora pela UniRio, mestre pela UFPR, pós-graduada em Performance Solo e Música de Câmara pela Akademia Muzyczna J. I. Paderewskiego, Poznań, na Polônia, e bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

As áreas de interesse de pesquisa abrangem a musicologia histórica brasileira e polonesa da segunda metade do séc. XX. A pesquisadora se concentra especialmente em temas da música de concerto brasileira, pouco pesquisados, ou assuntos que ainda não foram objetos de pesquisa.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...