Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestranda seleciona voluntários para pesquisa de genética forense

Em um processo de investigação criminal, é possível coletar perfis de DNA a partir de células epiteliais (touch DNA) encontradas em objetos como copo, papel e tecidos. O projeto da mestranda em genética Paola Lucio Rosa tem como objetivo comparar a quantidade de deposição de DNA por diferentes grupos étnicos em objetos com superfícies distintas, além de avaliar se o suor pode influenciar essa deposição.

A intenção da pesquisa é dar suporte para a investigação criminal, já que de acordo com as características do suspeito e o nível de retenção de um objeto, será possível direcionar as análises para determinado material. Hoje há poucas informações sobre a influência das características pessoais a deposição. O que se sabe que é que homens depositam mais que mulheres e crianças mais que outras faixas etárias.

Para dar prosseguimento à pesquisa, Paola necessita de voluntários entre 18 e 50 anos, de ambos os sexos, que sejam indígenas, pardos ou descendentes de asiáticos (tais como, filhos ou netos, ou bisnetos se a maior parte da família seja descendente de asiáticos).

A avaliação consiste em responder a um pequeno questionário e segurar um tubo que contêm as quatro superfícies avaliadas (papel, plástico, metal e tecido). Ele poderá ser realizado em qualquer local de fácil acesso para os voluntários, dura no máximo 15 minutos e pode ser agendado por Whatsapp (99769-6160) ou por email (pa rosa@msn.com). As análises de laboratório serão feitas no Laboratório de Genética do Instituto de Criminalística do Paraná.

 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...