Foco do mestrado é oferecer capacitação adequada a professores já em exercício na educação básica. FOTO: Agência Brasil
A primeira dissertação do mestrado profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino da UFPR foi defendida nesta segunda-feira (22). Criado em 2013, o programa de pós-graduação tem como objetivo desenvolver a formação acadêmica a partir da prática profissional de professores e pedagogos que atuam na Educação Básica.
Segundo a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, em notícia veiculada pelo site da própria Capes, o mestrado profissional é uma resposta muito eficiente e eficaz para os problemas que o professor tem no dia-a-dia, ao mesmo tempo em que ele amplia seus conhecimentos e competências docentes. “Então, o Mestrado Profissional é esse diálogo entre teoria e prática, que promove uma formação continuada do professor em um nível crescente de complexidade, ao mesmo tempo em que permite a esse professor já interferir positivamente em sala de aula”, afirmou a diretora Carmem Moreira de Castro Neves.
Intitulada “A história em quadrinhos e suas facetas: práticas de leitura no terceiro ano do ensino fundamental”, a primeira dissertação foi produzida pela mestranda Helainne Oliveira, sob orientação da professora Verônica Branco. “Este momento é importante, pois representa a concretização da oferta de Mestrado Profissional em Educação na UFPR”, diz a coordenadora do curso, Marilia Andrade Torales Campos.
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