Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestrado em Tocoginecologia tem início na UFPR

Cerimônia de abertura do Programa de Mestrado em Tocoginecologia. Foto: Marcos Solivan
Cerimônia de abertura do Programa de Mestrado em Tocoginecologia. Foto: Marcos Solivan

O Departamento de Tocoginecologia do Setor de Saúde da UFPR vive um marco histórico nesta sexta-feira (6). Teve início nesta manhã o Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado em Tocoginecologia, o primeiro específico da área de Ginecologia e Obstetrícia no estado do Paraná. O Programa foi aberto com uma conferência de Lydia Masako Ferreira, coordenadora da Medicina III da Capes, que falou sobre o funcionamento das Pós-Graduações no país.

O Programa inclui os campos de maior interesse da Tocoginecologia, incluindo Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana. Inicialmente serão ofertadas duas linhas de pesquisa: “Endocrinologia em Ginecologia e Obstetrícia” e “Infecções em Ginecologia e Obstetrícia.

Pela sua amplitude, o Programa possibilita que novas linhas sejam englobadas de áreas afins da Medicina ou correlatas como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e outras relacionadas à saúde feminina.

Para o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, a formação em saúde é um desafio contínuo. Na cerimônia de abertura do novo Programa, ele destacou a tradição da UFPR em programas de residência médica. “Temos 49 programas de residência médica nas diversas especialidades, e estamos avançando na Pós-Graduação”, disse Mulinari, que lembrou que sete programas de Pós-Graduação da UFPR possuem nota 6 na avaliação da Capes, cuja nota máxima é 7.

O coordenador da Pós-Graduação em Tocoginecologia, Newton Sérgio de Carvalho, disse na cerimônia que há tempos o Departamento anseia por esse Programa, que colocará a UFPR em destaque. “A Pós-Graduação é a maneira principal de gerar e difundir conhecimentos – a função fundamental da Universidade”, afirmou. “Esperamos estar nesta sala dentro de um ano assistindo à primeira defesa de dissertação do Programa.”

O chefe do Departamento, professor Rosires Pereira de Andrade, lembrou que o curso de Medicina da UFPR já completou 100 anos e já possui dezenas de programas de residência médica. “Tínhamos a necessidade desse Programa de Pós-Graduação stricto sensu”, afirmou.

Este é o décimo Programa de Mestrado do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, que também oferece cinco Programas de Doutorado. “O papel da Universidade é o de produzir conhecimento, e só com Pós-Graduação stricto sensu é que avançamos nas inovações”, disse a diretora do Setor de Ciência da Saúde, Claudete Reggiani. “As linhas propostas nesse Programa vão enriquecer o ensino, a pesquisa e a saúde da população do Paraná”, completou.

A coordenadora de Programas de Pós-Graduação stricto sensu, Vânia Aparecida Vicente, afirmou que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) vai oferecer todas as condições necessárias para que o novo Programa obtenha sucesso. Ela destacou que a Pós-Graduação da UFPR vem em caminhada ascendente. Em 2008, a Universidade tinha 52 programas de Pós-Graduação; no começo de 2015 já são 77 programas. “Os números representam a consolidação da Pós-Graduação em quantidade e também em qualidade”, disse a coordenadora.

Entre os objetivos da criação do Programa de Mestrado em Tocoginecologia estão formar profissionais capacitados, produzir pesquisas, realizar assessorias, treinamentos e sugestões de conduta e participar no grupo de manuais e normas técnicas do Programa Mãe Curitibana, em especial o Manual sobre Pré-Natal, Parto e Puerpério e Atenção ao Recém-nascido. A UFPR é parceira do Programa Mãe Curitibana, que é referência nacional.

Acesse a galeria de fotos do evento no Flickr da Assessoria de Comunicação Social da UFPR: Link

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...