Imagem Padrão

Mestrado em Engenharia Ambiental é uma das novas opções de pós-graduação na UFPR

29 dezembro, 2010
00:00
Por

Uma das quatro novas propostas de pós-graduação da UFPR aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em dezembro é o curso de Mestrado em Engenharia Ambiental.

Com a previsão de aprovação no Conselho Universitário (COUN) até o fim de março ou primeira quinzena de abril, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental compreenderá a área de concentração em Tecnologia, Observação e Modelagem Ambiental, tendo como linhas de pesquisa Atmosfera e Mudanças Globais; Água, Solo e Biosfera; e Infra-estrutura e Energia, além das linhas de ensino compreendendo Matemática, Física, Química e Biologia.

O processo seletivo deverá estar concluído até o fim do mês de abril de 2011, e as aulas tem previsão de início em maio ou junho.

Para o coordenador do Mestrado Nelson Luis Dias, o curso de pós-graduação é de extrema importância tanto para os proponentes quanto para a UFPR, e para o Estado do Paraná.

‘No Estado, trata-se do primeiro curso na sub-área de Engenharia Sanitária da Capes dentro da área de Engenharias I. Na terminologia da Capes, Engenharia Sanitária é onde está a maior parte dos cursos de pós-graduação em Engenharia Ambiental brasileiros’, comenta.

Contando com um grupo de docentes que irá trabalhar tanto na graduação quanto na pós, o programa também pretende ter uma forte interação entre graduação e pós-graduação, e entre ensino, pesquisa e extensão.

‘Temos uma alta percentagem de pesquisadores CNPq na proposta, e uma alta percentagem de orientadores de doutorado. Temos também uma média de publicação bastante alta. Pretendemos manter a qualidade de nossa pesquisa no novo curso, e abrir um novo leque de oportunidades de formação em Engenharia Ambiental, realmente interdisciplinar e voltada para preparar pesquisadores para os desafios ambientais (que não são poucos) do século XXI’, explica Dias.

Novos cursos aprovados na UFPR

Em dezembro, a UFPR chegou a marca de 103 cursos de pós graduação recomendados pela Capes. Além dos 99 programas que a universidade já possuía, em outubro foram aprovados os cursos de Mestrado Profissional em Enfermagem e Mestrado em Segurança Alimentar e Nutricional e, no último dia 17, foi divulgada pela Capes a lista com o Mestrado em Engenharia Ambiental e Doutorado em Sistemas Costeiros e Oceânicos.

Ao longo de três anos, a UFPR já conta com 20 propostas de novos cursos de pós-graduação aprovadas e, com os novos cursos, passa a contabilizar 39 doutorados e 64 mestrados.

Foto(s) relacionada(s):


Processo seletivo do Mestrado em Engenharia Ambiental deverá estar concluído até abril de 2011
Foto: Juliana Karpinski

Fonte: Juliana Karpinski (estagiária), sob orientação de Lais Murakami

Sugestões

17 julho, 2025

Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]

16 julho, 2025

Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]