Imagem Padrão

“Meninas e Mulheres nas Ciências” lança jogo da memória on-line sobre cientistas negras

15 dezembro, 2020
10:38
Por Lais Murakami
Extensão e Cultura

O Projeto de Extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” lançou um jogo da memória on-line em que as “peças” fazem alusão às cientistas presentes no livro de passatempos “Cientistas Negras: Brasileiras – Volume 1”.

Na atividade gratuita, o jogador deve encontrar pares dos rostos de nove mulheres relevantes para a ciência brasileira. A ideia é que o participante grave mais fortemente na memória o rosto dessas personalidades.

Estão estampadas nas “peças” Neusa Santos Souza (Mestre em Psiquiatria), Rita de Cássia dos Anjos (Doutora em Física), Enedina Alves Marques (Engenheira Civil), Katemari Rosa (Doutora em Educação Científica); Simone Maria Evaristo (Mestre em Citologia), Sueli Carneiro (Doutora em Filosofia), Nilma Bentes (Engenheira Agrônoma), Luiza Bairros (Mestre em Ciências Sociais) e Conceição Evaristo (Doutora em Literatura). As personagens ilustradas simbolizam as grandes áreas de conhecimento.

Jogo da memória: As cientistas negras brasileiras

Este é o segundo jogo da memória desenvolvido pelo projeto que abordou, em sua primeira edição, mulheres cientistas que contribuíram com o desenvolvimento científico sobre o novo coranavírus.

O livro

O objetivo da obra é divulgar o protagonismo das cientistas negras brasileiras, impulsionando a educação e divulgação científica em uma perspectiva descolonizadora e humanizadora.

O material aborda os assuntos por meio de atividades lúdicas, tais como caça-palavras, palavras cruzadas e desenhos para colorir. No primeiro volume, são contadas as trajetórias de 14 cientistas negras brasileiras de diferentes campos de conhecimento.

A astrofísica Rita de Cássia dos Anjos é uma das personalidades do livro

A obra impulsiona a Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com destaque para as temáticas de Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução da Desigualdades e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

O projeto lançará ainda outros passatempos em formato on-line sobre o tema. Também estão em produção materiais didáticos analógicos, como livros impressos e jogos. A partir de 2021, escolas e pessoas físicas poderão realizar empréstimos para o trabalho em sala de aula e/ou remoto.

Mais informações sobre as ações e produtos do “Meninas e Mulheres nas Ciências” podem ser acessadas no Blog e nas redes sociais (Facebook Instagram).

O e-mail para contato é: mulheresnasciencias.ufpr@gmail.com

Sugestões

21 maio, 2025

Falas em mesas redondas destacaram a atuação dos movimentos sociais e dos coletivos de periferia para viabilizar manifestações […]

21 maio, 2025

De 22 de maio a 20 de junho, Curitiba recebe a exposição “Fanzine Ovo de Colombo”, que busca resgatar um momento histórico da mobilização estudantil paranaense.

21 maio, 2025

Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação UFPR Em 2025, a Lei nº 13.123/2015, conhecida como Lei da Biodiversidade, […]

21 maio, 2025

A Universidade Federal do Paraná realiza, de quinta (22) a domingo (25), a primeira edição do Universo UFPR […]