Memórias da Terapia Ocupacional na UFPR

06 setembro, 2023
14:04
Por Bruna Soares
UFPR

A celebração do percurso histórico do curso que se iniciou com um sonho de integrar a Universidade Federal do Paraná (UFP), oferecendo ensino e assistência em Terapia Ocupacional ao público e de qualidade, somado a todas as lutas, conquistas e realizações até os dias atuais, foi marcada com evento comemorativo, realizado no dia 30 de agosto, alusivo a importantes datas, a citar: os 20 anos do Curso de Terapia Ocupacional ( CCTO), 14 anos do Departamento de Terapia Ocupacional ( DTO)  e 10 anos da Clínica-Escola de Terapia Ocupacional  (CETO)  em uma tarde repleta de reencontros, homenagens e resgate de memórias significativas daqueles que foram e ainda são protagonistas desta história.  

Foto: Leonardo Bettinelli

A solenidade iniciou com Alexsandra Santos, terapeuta ocupacional da CETO, dando as boas-vindas a todas e todos e  agradecendo a presença das autoridades; Professora Adriana Dalagassa, coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional, agradeceu os docentes, equipe da CETO,  secretários da Coordenação e do Departamento e demais convidados, em especial, aos estudantes e estagiários, e por fim, à professora Christiane Siegmann, Chefe do DTO. Christiane deu segmento reconhecendo os profissionais que tiveram a iniciativa precursora e empreenderam todos os esforços para que o curso se tornasse uma realidade. Entre eles, André Bentin de Lacerda (ABRATO) e Vera Lúcia Lopes (ACTOEP), ambos in memorian, e as terapeutas ocupacionais presentes no evento Janete Abu Hanna, Jeanine Linzmeyer, Marilene Puppi e Solange Gurjão, o professor José Ederaldo Telles, a professora Andréa Fedeger e Prof. Renato Nickel, que foram os precursores e depois fizeram parte das comissões de implantação e/ou de acompanhamento do curso. Foram também lembrados os demais membros destas comissões como Milton Mariotti, professor aposentado do Departamento de Terapia Ocupacional.

Foto: Leonardo Bettinelli

Autoridades e instituições fizeram parte da cerimônia. Graciela Ines Bolzón de Muniz, Vice-Reitora da UFPR, professor Rosibeth Muñoz Palm, Presidente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO), professor Derivan de Brito da Silva, Presidente da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO – Nacional), Alcione Batista Leite, Diretora Sócio-Cultural da ABRATO – PR, professora Laura Macedo, Coordenadora do Curso de Enfermagem da UFPR, professora Karla Figueiredo e professora Verônica Mazza, Chefia do DEFEN, bem como Lucas de Oliveira, Presidente do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional, e os representantes das unidades de apoio: administração predial, informática e todos os terceirizados que tanto contribuem para a organização e andamento das atividades acadêmicas e administrativas.

Uma exposição de imagens contou a trajetória da CETO, os projetos de pesquisa, de extensão realizados, publicações nacionais e internacionais e parcerias firmadas nestes 10 anos, e fez homenagem à equipe da CETO, à secretária Ádila Poli e às terapeutas ocupacionais Alexsandra Santos, Karina Aoki, Kelly Scipioni e Marina Campos por sua contribuição na formação de mais de 650 discentes de terapia ocupacional, realizando mais de 10 mil atendimentos à comunidade e assistência acerca de mais de 1800 pacientes, inclusive de outros estados e municípios, nas mais diversas áreas de atuação. Depoimentos de pacientes e estagiários, contidos na exposição, mostraram o significado da Terapia Ocupacional em suas vidas.

Foto: Leonardo Bettinelli

No descerramento da placa de 20 anos do Curso, a Vice-Reitora, Graciela destacou o crescimento do curso e sua relevância para a sociedade, ressaltando que as práticas da Terapia Ocupacional vêm cada vez mais sendo reconhecidas por sua importância na assistência à população. O professor Renato Nickel realizou leitura de uma carta do professor Milton Mariotti, que emocionou a todos, resgatando a história do Curso, os desafios e entraves, a união de terapeutas ocupacionais do HC e docentes de vários departamentos para realizarem os primeiros estudos sobre a viabilidade de criação do curso, sua implantação em 2001 e o apoio da nova Direção na contratação dos primeiros docentes. O professor Milton também destacou a contribuição do Curso na adesão ao projeto de expansão de vagas nas Universidades Federais (REUNI) e finalizou a carta expressando sua felicidade dizendo “tudo isso só foi possível porque temos nossos coletivos e o apoio da nossa querida UFPR”.  A professora Rita Pereira relembrou os esforços em se manter as comemorações dos 20 anos do Curso apesar da pandemia e a importância de manter viva a história do Curso para as próximas gerações. A professora Adriana Dalagassa  agradeceu as gestões anteriores, o apoio das diversas comissões como NDE, COE e COA e parabenizou os mais de 512 alunos do curso. Finalizou falando dos novos desafios do curso, como a curricularização da extensão.

Foto: Leonardo Bettinelli

Na sequência, foi realizado o descerramento da placa comemorativa da criação do Departamento de Terapia Ocupacional e os 10 anos da CETO com a participação do professor Renato Nickel que discursou sobre a criação do curso, conquista de sede, qualidade das pesquisas realizadas e sobre a Clínica-Escola ser referência de tratamento em Terapia Ocupacional no Brasil. A professora Christiane Siegmann agradeceu às demais gestões, aos docentes efetivos e temporários, às terapeutas ocupacionais e aos secretários protagonistas desta história, e ao apoio da Direção do Setor de Ciências da Saúde e da Reitoria para a concretização das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Hoje o DTO conta com 25 docentes efetivos, 4 professoras substitutas, 4 terapeutas ocupacionais e 2 técnicos administrativos. Tivemos também um agradecimento à CETO pelo importante papel na formação de futuros profissionais e na qualidade de serviço de assistência. Por fim, a terapeuta ocupacional Marina Bastos, em sua fala, destacou que “os sonhos, os começos e recomeços não são somente nossos, mas também dos acadêmicos e, principalmente, dos pacientes. É um privilégio acompanhar suas histórias e lições de vida, e contribuir para o seu resgate de autonomia, papéis e tarefas significativas”.

Foto: Leonardo Bettinelli

Ao final do descerramento das placas, deu-se continuidade às comemorações com sessão de fotos para registrar esse importante encontro, e com a confraternização de todas e todos em um delicioso coffee-break organizado pelos estagiários, a equipe da CETO e docentes. 

Foto: Leonardo Bettinelli

Siga a rede social da Clínica-Escola de Terapia Ocupacional e veja mais sobre o evento.

Com informações do  DTO  e da Clínica de TO 

Sugestões

08 maio, 2025

O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]

08 maio, 2025

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]

08 maio, 2025

Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]

07 maio, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]