Promover a história da saúde e da enfermagem no Estado do Paraná. Este é o objetivo do projeto de extensão “Preservação e difusão do espaço da memória do curso de enfermagem da Universidade Federal do Paraná”.
Criado em 2014, pelo professor Paulo de Oliveira Perna, o local reúne objetos que fizeram parte dos 50 anos do curso de enfermagem da instituição. Em um espaço no Campus Botânico da UFPR, encontra-se um acervo composto por registros fotográficos, livros, placas comemorativas, convites de formatura, instrumentos, uniformes, entre outros objetos.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Livia Cozer Montenegro, trata-se do primeiro espaço dedicado à memória da enfermagem no Sul do Brasil, aberto à comunidade, em especial a estudantes dos mais de 200 cursos técnicos de enfermagem do estado: “A gente tem sido um ponto de visitação, ultrapassando os muros da Universidade e destacando a história desse acervo”. Os materiais estão sendo catalogados continuamente e parte deles já se encontra disponível de forma digital no site do curso.
O contato dos estudantes da UFPR com o acervo ocorre na disciplina de história da enfermagem, em que os alunos trabalham com os documentos e produzem conteúdos que são veiculados no Instagram. “Os alunos vão criando identidade com profissão quando a gente tem esse aspecto histórico e cultural guardado no acervo”, resume Livia. Outro movimento da organização é montar uma mostra que traga a importância de momentos mais recentes da atividade, como por exemplo, durante a pandemia de Covid-19.

Embora a formação em enfermagem na UFPR já tenha mais de 80 anos, o curso superior surge em 1974, por iniciativa das irmãs de caridade que atuavam no Hospital de Clínicas. Nesse meio século, a universidade também foi pioneira na pós-graduação e contou com os principais profissionais do país, como Rosy Koch, uma de suas primeiras professoras que hoje nomeia um dos prêmios dos Congressos Brasileiros de Enfermagem. Atualmente o Conselho Federal de Enfermagem considera oficialmente a história da enfermagem como uma especialidade na área, o que estimula novas pesquisas relacionadas à memória das instituições.
Interessados em conhecer pessoalmente o espaço de memória podem entrar em contato com a coordenadora por e-mail.
Por João Cubas, Coordenadoria de Extensão/PROEC UFPR
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]