Imagem Padrão

Medicina Veterinária da UFPR tem empresa júnior na área de sanidade animal

19 março, 2007
00:00
Por

O objetivo inicial da Animalis é possibilitar aos alunos a prática no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão da graduação na universidade, mas os resultados têm sido tão significativos que novos projetos começam a surgir.

“Estamos trabalhando desde novembro do ano passado e começamos com um projeto de doenças parasitárias”, explica Breno Castello Branco Beirão, presidente da empresa júnior. “Agora já temos um novo projeto na área de nutrição animal. Ao todo somos em vinte membros divididos entre os dois cursos: Medicina Veterinária e Zootecnia. No primeiro projeto – desenvolvido em uma propriedade de criação de cabras em Colombo – o que fizemos foi determinar estratégias de controle parasitário visando um melhor retorno financeiro. Para isso analisamos questões como a sanidade e a qualidade da pastagem, considerando aspectos como o número de animais por área, a região e o clima. Com a primeira etapa do trabalho concluída, agora estamos analisando os resultados e vamos continuar atendendo ao produtor com visitas técnicas programadas.”

Todos os projetos da Animalis são desenvolvidos com a orientação dos professores da UFPR. O valor cobrado equivale apenas às despesas com o material utilizado e o deslocamento até a propriedade. Como não visa lucro, tudo o que é ganho é reaplicado na empresa para o desenvolvimento de novos trabalhos. A sede própria fica no campus das Ciências Agrárias, no bairro Juvevê, aproveitando as instalações do Laboratório de Doenças Parasitárias da UFPR.

Um dos professores orientadores/tutores, Marcelo Beltrão Molento diz que outro grande projeto da empresa júnior está sendo desenvolvido com a Intervet Saúde Animal – braço de um grande conglomerado de empresas voltado à produção de medicamentos para uso em animais. “É um trabalho inédito que usará a mão-de-obra da Animalis. O resultado final servirá para a redação de um artigo técnico sobre a determinação sanguínea de medicação antiparasitária para ovinos e caprinos. Como a Intervet vai lançar um medicamento novo, precisa de uma comprovação do comportamento da droga em animais sadios. O que vamos fazer é a aplicação e o controle em animais trazidos para o Setor de Ciências Agrárias.”

INTEGRAÇÃO – Uma das metodologias de trabalho usadas pela Animalis é o SICOPA – Sistema Integrado de Controle Parasitário – desenvolvida pelo professor Molento e apresentada durante o Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária em Ouro Preto em 2004. O objetivo é tirar a característica simplista do controle parasitário. “A utilização do medicamento é apenas uma das estratégias”, explica o professor. “O que fazemos é propor outras alternativas como o manejo, a alimentação e a dosificação correta dos produtos comerciais. Por isso estamos conseguindo atender tão bem aos pequenos produtores e, ao mesmo tempo, alcançar também os grandes. No Paraná, associações como a dos caprinocultores e a dos ovinocultores já utilizam o SICOPA.”

SERVIÇO:

O QUE – ANIMALIS EMPRESA JÚNIOR DA MEDICINA VETERINÁRIA DA UFPR

ÁREA DE ATUAÇÃO – CONSULTORIA NA ÁREA DE SANIDADE ANIMAL

PÚBLICO-ALVO – PRODUTORES RURAIS E EMPRESAS AGROPECUÁRIAS. A ANIMALIS TAMBÉM ANTENDE CRIADORES DE CÃES E OUTROS ANIMAIS.
CONTATOS – TELEFONES (41) 3350-5623, 9946-5820 (MARCELO MOLENTO), 9611-8500 (BRENO CASTELLO BRANCO BEIRA), E-MAIL EJ_ANIMALIS@YAHOO.COM.BR – MOLENTO@UFPR.BR.

Foto(s) relacionada(s):


O primeiro trabalho da empresa foi realizado numa fazenda de cabras
Foto: divulgação Medicina Veterinária/UFPR

Fonte: Vivian de Albuquerque

Sugestões

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]

10 julho, 2025

A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

10 julho, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]