A imagem mostra uma cidade alemã inundada pela enchente.

MEC seleciona tutores para curso sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

19 fevereiro, 2025
17:14
Por Rodrigo Choinski
UFPR

O Ministério da Educação (MEC) está selecionando tutores para ministrar atividades de um curso sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas voltado a professores do Ensino Fundamental II. As inscrições do processo seletivo foram prorrogadas até o dia 5 de março e são feitas por meio de formulário online disponível nos editais de cada processo de acordo com a modalidade:

O curso terá 180 horas, sendo 40 horas presenciais e 140 horas à distância, divididas em quatro módulos. O MEC já sugeriu os temas de cada módulo que reproduzimos a baixo:

Módulo 1: Educação Ambiental – contexto histórico e epistemológico

  • História da Educação Ambiental no Contexto Mundial e Brasileiro (Política Nacional e Diretrizes Curriculares Nacionais);
  • EA escolarizada;
  • Escolas Sustentáveis e Justiça Climática;
  • Projeto Ambiental Escolar e Comunitário.

Módulo 2: Territórios Saudáveis

  • Biodiversidade – direito à vida para todos os seres;
  • Água, mananciais e bacias hidrográficas;
  • Áreas verdes na escola, horta escolar e arborização;
  • Parques naturais/áreas de proteção ambiental/unidades de conservação;
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

Módulo 3: Territórios que protegem

  • Risco de Desastres Socioambientais (campo conceitual de Risco; Problematização do termo Desastres Naturais; Tipos de desastres e o cenário brasileiro;
  • Prevenção de desmatamento, queimadas (considerando aumento da frequência, intensidade e abrangência espacial);
  • Prevenção a riscos de desastres socioambientais e elaboração de protocolos de respostas pelas escolas por meio da educação inclusiva;
  • Infraestruturas e tecnologias sustentáveis e acessíveis;
  • Adaptando a vida nas cidades;
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Módulo 4: Territórios da paz

  • Princípios e valores da sustentabilidade;
  • Direito à diferença;
  • Enfrentamento do racismo ambiental – diálogos com a educação indígena e quilombola;
  • Inclusão (direito a acesso dos mais vulneráveis ao bem viver);
  • Educomunicação: o negacionismo climático e a desinformação;
  • Cultura de paz e superação das violências.

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