A imagem mostra uma cidade alemã inundada pela enchente.

MEC oferece curso sobre Mudanças Climáticas para professores do Ensino Fundamental II

19 fevereiro, 2025
16:49
Por Rodrigo Choinski
Ensino e Educação

O Ministério da Educação (MEC) oferece no 1º semestre de 2025 o “Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática”. A atividade é voltada para profissionais da educação básica do Ensino Fundamental II. As inscrições foram prorrogadas dia 5 de março de fevereiro e devem ser feitas por meio de formulário online, específico para cada estado, de acordo com o edital, que está disponível aqui.

O curso será oferecido na modalidade semipresencial, com carga horária total de 180h, sendo 40h presenciais nos Polos EaD de cada estado e 140h de formação à distância. Os certificados serão emitidos pela Universidade Federal do Paraná, responsável pela iniciativa nos estados do Sul e Sudeste.

São oferecidas 50 vagas em cada estado e as aulas presenciais acontecem nas seguintes cidades:

  • São Francisco de Paula (RS)
  • Florianópolis (SC)
  • Curitiba (PR)
  • São Paulo (SP)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Juiz de Fora (MG)
  • Pinheiros (ES)

A aula inaugural acontece no dia 14 de março. Os encontros presenciais estão marcados para ocorrer nos sábados pela manhã em datas específicas.

O objetivo do curso é consolidar a política de educação ambiental e sua inserção nas redes de ensino, oferecendo um curso de aperfeiçoamento para docentes e gestores de escolas públicas. Além de contribuir com a realização da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, que terá como tema da próxima edição “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. A iniciativa é do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea).

O curso terá quatro módulos com os seguintes conteúdos como sugestão:

Módulo 1: Educação Ambiental – contexto histórico e epistemológico

  • História da Educação Ambiental no Contexto Mundial e Brasileiro (Política Nacional e Diretrizes Curriculares Nacionais);
  • EA escolarizada;
  • Escolas Sustentáveis e Justiça Climática;
  • Projeto Ambiental Escolar e Comunitário.

Módulo 2: Territórios Saudáveis

  • Biodiversidade – direito à vida para todos os seres;
  • Água, mananciais e bacias hidrográficas;
  • Áreas verdes na escola, horta escolar e arborização;
  • Parques naturais/áreas de proteção ambiental/unidades de conservação;
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

Módulo 3: Territórios que protegem

  • Risco de Desastres Socioambientais (campo conceitual de Risco; Problematização do termo Desastres Naturais; Tipos de desastres e o cenário brasileiro;
  • Prevenção de desmatamento, queimadas (considerando aumento da frequência, intensidade e abrangência espacial);
  • Prevenção a riscos de desastres socioambientais e elaboração de protocolos de respostas pelas escolas por meio da educação inclusiva;
  • Infraestruturas e tecnologias sustentáveis e acessíveis;
  • Adaptando a vida nas cidades;
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Módulo 4: Territórios da paz

  • Princípios e valores da sustentabilidade;
  • Direito à diferença;
  • Enfrentamento do racismo ambiental – diálogos com a educação indígena e quilombola;
  • Inclusão (direito a acesso dos mais vulneráveis ao bem viver);
  • Educomunicação: o negacionismo climático e a desinformação;
  • Cultura de paz e superação das violências.

Durante o curso é sugerido que os participantes criem um projeto que trabalhe os temas do curso para ser aplicado nas escolas.

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