A imagem mostra uma cidade alemã inundada pela enchente.
Foto: LucyKaef

MEC oferece curso sobre Mudanças Climáticas para professores do Ensino Fundamental II

19 fevereiro, 2025
16:49
Por Rodrigo Choinski
Ensino e Educação

Atualização: O curso abriu novamente as inscrições para vagas remanescentes em alguns polos veja aqui.

O Ministério da Educação (MEC) oferece no 1º semestre de 2025 o “Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática”. A atividade é voltada para profissionais da educação básica do Ensino Fundamental II. As inscrições foram prorrogadas dia 5 de março e devem ser feitas por meio de formulário online, específico para cada estado, de acordo com o edital, que está disponível aqui.

O curso será oferecido na modalidade semipresencial, com carga horária total de 180h, sendo 40h presenciais nos Polos EaD de cada estado e 140h de formação à distância. Os certificados serão emitidos pela Universidade Federal do Paraná, responsável pela iniciativa nos estados do Sul e Sudeste.

São oferecidas 50 vagas em cada estado e as aulas presenciais acontecem nas seguintes cidades:

  • São Francisco de Paula (RS)
  • Florianópolis (SC)
  • Curitiba (PR)
  • São Paulo (SP)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Juiz de Fora (MG)
  • Pinheiros (ES)

A aula inaugural acontece no dia 14 de março. Os encontros presenciais estão marcados para ocorrer nos sábados pela manhã em datas específicas.

O objetivo do curso é consolidar a política de educação ambiental e sua inserção nas redes de ensino, oferecendo um curso de aperfeiçoamento para docentes e gestores de escolas públicas. Além de contribuir com a realização da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, que terá como tema da próxima edição “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. A iniciativa é do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea).

O curso terá quatro módulos com os seguintes conteúdos como sugestão:

Módulo 1: Educação Ambiental – contexto histórico e epistemológico

  • História da Educação Ambiental no Contexto Mundial e Brasileiro (Política Nacional e Diretrizes Curriculares Nacionais);
  • EA escolarizada;
  • Escolas Sustentáveis e Justiça Climática;
  • Projeto Ambiental Escolar e Comunitário.

Módulo 2: Territórios Saudáveis

  • Biodiversidade – direito à vida para todos os seres;
  • Água, mananciais e bacias hidrográficas;
  • Áreas verdes na escola, horta escolar e arborização;
  • Parques naturais/áreas de proteção ambiental/unidades de conservação;
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

Módulo 3: Territórios que protegem

  • Risco de Desastres Socioambientais (campo conceitual de Risco; Problematização do termo Desastres Naturais; Tipos de desastres e o cenário brasileiro;
  • Prevenção de desmatamento, queimadas (considerando aumento da frequência, intensidade e abrangência espacial);
  • Prevenção a riscos de desastres socioambientais e elaboração de protocolos de respostas pelas escolas por meio da educação inclusiva;
  • Infraestruturas e tecnologias sustentáveis e acessíveis;
  • Adaptando a vida nas cidades;
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Módulo 4: Territórios da paz

  • Princípios e valores da sustentabilidade;
  • Direito à diferença;
  • Enfrentamento do racismo ambiental – diálogos com a educação indígena e quilombola;
  • Inclusão (direito a acesso dos mais vulneráveis ao bem viver);
  • Educomunicação: o negacionismo climático e a desinformação;
  • Cultura de paz e superação das violências.

Durante o curso é sugerido que os participantes criem um projeto que trabalhe os temas do curso para ser aplicado nas escolas.

Sugestões

23 junho, 2025

Universidade participa da ação solidária promovida pela Prefeitura de Curitiba; doações podem ser feitas nos campi da capital […]

23 junho, 2025

A obra reúne registros fotográficos e audiovisuais produzidos por pesquisadores indígenas das aldeias Guarani Mbyá do litoral paranaense.

23 junho, 2025

Iniciativas contempladas em editais do Ministério da Saúde foram apresentadas este mês na Semana de CT&I+ SUS – […]

18 junho, 2025

Relações sociais e familiares do escritor são tema de estudo do professor Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento […]