Atualização: O curso abriu novamente as inscrições para vagas remanescentes em alguns polos veja aqui.
O Ministério da Educação (MEC) oferece no 1º semestre de 2025 o “Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática”. A atividade é voltada para profissionais da educação básica do Ensino Fundamental II. As inscrições foram prorrogadas dia 5 de março e devem ser feitas por meio de formulário online, específico para cada estado, de acordo com o edital, que está disponível aqui.
O curso será oferecido na modalidade semipresencial, com carga horária total de 180h, sendo 40h presenciais nos Polos EaD de cada estado e 140h de formação à distância. Os certificados serão emitidos pela Universidade Federal do Paraná, responsável pela iniciativa nos estados do Sul e Sudeste.
São oferecidas 50 vagas em cada estado e as aulas presenciais acontecem nas seguintes cidades:
A aula inaugural acontece no dia 14 de março. Os encontros presenciais estão marcados para ocorrer nos sábados pela manhã em datas específicas.
O objetivo do curso é consolidar a política de educação ambiental e sua inserção nas redes de ensino, oferecendo um curso de aperfeiçoamento para docentes e gestores de escolas públicas. Além de contribuir com a realização da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, que terá como tema da próxima edição “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. A iniciativa é do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea).
O curso terá quatro módulos com os seguintes conteúdos como sugestão:
Módulo 1: Educação Ambiental – contexto histórico e epistemológico
Módulo 2: Territórios Saudáveis
Módulo 3: Territórios que protegem
Módulo 4: Territórios da paz
Durante o curso é sugerido que os participantes criem um projeto que trabalhe os temas do curso para ser aplicado nas escolas.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]