Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Matrículas para disciplinas transversais do 2° semestre até 9/9; francês palestra em 1º Evento Transversal

Está aberto o período de matrículas para as Disciplinas Transversais ofertadas no segundo semestre de 2020. Alunos regularmente matriculados na pós-graduação stricto sensu da UFPR e das Instituições de Ensino Superior parceiras do estado do Paraná e docentes credenciados nos programas da UFPR podem se matricular, até o dia 9 de setembro, nas disciplinas “Filosofias da Ciência e da Tecnologia” e “Ética em Pesquisa”. Ambas serão ministradas na modalidade remota e cada uma oferta 600 vagas. As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA.

“Filosofias da Ciência e da Tecnologia” foi concebida sob a perspectiva de que há não apenas uma, mas, sim, diversas filosofias da ciência e da tecnologia. Isso reflete diferenças importantes não só quanto aos padrões metodológicos, mas quanto à lista dos problemas dos quais deve ocupar-se uma reflexão filosófica sobre a ciência e/ou a tecnologia. A disciplina será ministrada pelo professor Eduardo Salles de Oliveira Barra nas quartas-feiras, das 9h às 12h, iniciando em 16 de setembro.

“Ética em Pesquisa” tem o objetivo de construir uma visão reflexiva sobre os temas sensíveis aos valores morais e éticos de uma ciência moderna, ampla e responsável perante a sociedade. Espera-se fornecer subsídios teóricos e práticos acerca da atuação do cientista na produção, análise e divulgação de dados. A disciplina será ministrada pelo professor Marcelo Lima nas quartas-feiras, das 14h às 18h, iniciando em 23 de setembro.

Palestra Internacional

Foto: Claude TRUONG-NGOC

No dia 9 de setembro, acontecerá o 1.º Evento Transversal com palestra do professor Paul Claval, que versará sobre o tema “Uma Interpretação Transdisciplinar do Mundo Social”. Claval é um geógrafo francês, professor na Universidade de Paris-Sorbonne, considerado um dos maiores geógrafos da atualidade. Ao lado do também geógrafo Milton Santos, ganhou o prêmio Vautrin Lud, em 1996, equivalente ao prêmio Nobel.

Suas obras têm sido referência mundial no estudo da geografia e, particularmente no Brasil, contribuído para a discussão de cultura e a disseminação da compreensão das mais diversas formas de manifestações, de modo a permitir uma discussão das problemáticas locais em um período de globalização.

A palestra será transmitida de forma aberta pelo canal das Disciplinas Transversais no YouTube, às 14 horas. A tradução simultânea será realizada pela professora Rosa Maria Vieira Medeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento é promovido pela coordenação do Projeto das Disciplinas Transversais com o apoio do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da UFPR, Laboratório Território, Cultura e Representação (LATECRE) e do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER).

Sugestões

Aluno da UFPR recebe premiação na 47ª Reunião Anual da SBQ
No período de 22 a 25 de maio aconteceu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, ...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...
PPGTurismo UFPR recebe destaque no 18º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Evento realizado na UNIOESTE de Foz do Iguaçu reconheceu a UFPR com o maior número de aprovações entre...
Alunos de Design apresentam trabalho no Chile
Os estudantes estiveram na Universidade de Valparaíso para apresentar sobre design e mobilidade urbana. Durante...