Esta quinta-feira (22) é o Dia Mundial Sem Carro, data celebrada em todo o planeta para alertar sobre os problemas acarretados com o uso excessivo de veículos automotores. Para demonstrar uma das opções mais viáveis e substituir os carros no meio urbano, os ciclistas de Curitiba farão reunidos a Marcha das 1000 Bicicletas, encontro que faz parte do movimento Arte, Bicicleta e Mobilidade.
A reunião será às 17h, na Praça Santos Andrade, e a saída será dada às 18h. No percurso dos participantes será incluído, além de outros locais, as ruas próximas ao prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.
O programa Ciclovida, formado por vários setores da UFPR e que propõe uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável e saudável a partir da Universidade, apoiará a Marcha e outros eventos realizados em setembro, mês da bicicleta em Curitiba.
Um deles foi realizado na última sexta-feira, o V Desafio Intermodal de Curitiba. O objetivo foi o de avaliar qual o meio de transporte mais eficiente para atravessar a cidade às 18h. Os participantes escolheram entre diversos modos de locomoção e tiveram que passar pelo campus Politécnico, Prédio Histórico e campus da UTFPR. Eles saíram ao mesmo tempo e puderam fazer seus próprios trajetos. Os três primeiros colocados foram ciclistas.
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Bruno Zermiani, com orientação de Ana Paula Moraes
Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR aponta caminhos para docentes adotarem uma educação antirracista […]
Os novos olhares da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aos seus cursos de graduação mostram seus primeiros frutos […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu 901 vagas para transferência de alunos de outras instituições de ensino superior.
O Campus Avançado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul apresentou, no dia 31 de […]