Imagem Padrão

Manifestantes barraram acesso à Reitoria, impedindo sessão do Conselho Universitário

06 junho, 2014
16:02
Por
UFPR

Os manifestantes impediram o acesso dos conselheiros à sala de reuniões, na Reitoria. Foto: Marcos Solivan/ACS da UFPR

A suspensão da reunião do Conselho Universitário da UFPR (Universidade Federal do Paraná) que apreciaria a nova proposta de gestão compartilhada do Hospital de Clínicas do Paraná e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), devido ao impedimento do ingresso de integrantes do Coun no prédio da Procuradoria da República, não foi a única prova da intransigência dos manifestantes.

Ligados ao Sinditest (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba), DCE (Diretório Central dos Estudantes) e APUFPR (Associação dos Professores das Universidade Federal do Paraná), os manifestantes – um grupo de oitenta pessoas – fizeram o mesmo na Reitoria da UFPR, ontem pela manhã. Eles começaram a se concentrar por volta das 6h em frente à portaria do prédio, onde o Conselho Universitário teria a reunião, às 9h, e não deixaram ninguém entrar. Para isso, forçaram a passagem com os seguranças que estavam no local.

Exaltação

Devido ao fato de estarem exaltados e à ameaça à segurança dos conselheiros, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, decidiu adiar a reunião e realizá-la em local mais seguro.

Quando souberam que o reitor havia transferido a reunião do local, que dá acesso a sala dos conselhos superiores da UFPR, os manifestantes decidiram então se retirar da portaria da Reitoria, às 10h.

Cerca de 80 pessoas participaram na manifestação, na frente da Reitoria da UFPR. Foto: Marcos Solivan/ACS da UFPR.

Como não conseguiram entrar na Reitoria e estavam no pátio, um grupo de conselheiros se deslocou para o edifício D. Pedro II, localizado ao lado. Lá, eles foram acolhidos pelo pró-reitor de Administração, Álvaro Pereira, que conduziu o grupo à Sala de Reuniões, no 2º andar. “Eles reclamaram que queriam fazer a reunião, mas não tiveram condições”, afirmou Pereira. O pró-reitor chamou então o secretário da Secretaria de órgãos Colegiados, Dionei José da Silva, que informou ao grupo que a reunião seria realizada em outro local, pelo fato de que isto não seria possível na Reitoria devido à intransigência dos manifestantes.

Sugestões

27 agosto, 2025

Mais de 600 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, são vítimas de assassinato a cada ano […]

27 agosto, 2025

Encontro faz parte de semana voltada ao enfrentamento de violências no ambiente acadêmico A Universidade Federal do Paraná […]

26 agosto, 2025

Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]

25 agosto, 2025

Na mostra, podem ser conferidos 30 obras feitas em suportes como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, […]