Obra “As Mulheres Famosas” recebeu o 3º lugar na categoria Tradução
A tradução inédita de As mulheres famosas, publicada pela Editora UFPR, foi reconhecida pela Fundação Biblioteca Nacional com o 3º lugar no Prêmio Paulo Rónai de Tradução. O livro é uma versão em português de De mulieribus claris, clássico do século XIV escrito por Giovanni Boccaccio, autor de Decamerão.
Traduzida por Adriana Baggio, a obra reúne biografias de figuras femininas históricas e mitológicas e marca um dos primeiros registros literários dedicados exclusivamente a retratar mulheres notáveis. O projeto contou com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália.
Foram avaliados três critérios principais na categoria Tradução: originalidade e dificuldade linguística; domínio técnico e criatividade no uso da língua portuguesa e contribuição a cultura nacional. Os dois primeiros critérios receberam nota 10 e o terceiro nota 9.8.
Tradutora do livro, Adriana Baggio relata a importância do reconhecimento desta obra traduzida para o português. “Estar no terceiro lugar nesse prêmio é uma grande felicidade, é um grande reconhecimento para a obra”. Adriana também ressalta a importância do trabalho da Editora UFPR, que junto a ela acreditou em uma tradução mais complexa, mas mais próxima da intenção do material original.
Adriana é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral na Universidade de Bologna. Atua também como docente, pesquisadora, revisora textual e tradutora de italiano-português.
Para Adriana, a tradução é importante para “trazer para a língua portuguesa essa coletânea de biografias de mulheres e dar visibilidade para essa parte erudita da obra do Giovanni Boccaccio”. O livro contém 106 capítulos de biografias, contando a história de mulheres com feitos de pontos de vista tanto positivos quanto negativos. Segundo o autor, já existiam muitas biografias masculinas de todos os tipos, inclusive de facínoras nas palavras dele, portanto deveria haver um conteúdo sobre mulheres também.
Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná […]
O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade – Parte 2”, vinculado à Pró-Reitoria de […]
O Programa de Formação em Matemática Olímpica (Poti/Topmat) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerrou, no último sábado […]
Depois de seis meses fechado para reforma, o Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná (MCN-UFPR) […]