Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livro didático une ciência à cultura pop e ensina técnicas de sobrevivência para um cenário distópico

O livro “Conhecimentos Químicos que você precisa para sobreviver ao Apocalipse Zumbi” ensina Química de forma lúdica, usando como cenário um ambiente distópico e sem recursos. Entre os ensinamentos estão o que fazer sem água potável, como tratar rejeitos e como armazenar comida. 

A obra é uma produção desenvolvida pela parceria dos projetos do Departamento de Química, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que integram o Programa Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O professor Roberto Dalmo, coordenador do Residência Pedagógica Química, foi o idealizador do livro que reuniu integrantes dos projetos, professores da educação básica, estudantes de graduação e de pós-graduação e teve a colaboração dos professores Everton Bedin, do Setor de Exatas, e Josafá Cunha, do Setor de Educação. A diagramação ficou sob responsabilidade de Gabriela Ferreira, ex-residente pedagógica; a ilustração foi feita por Amanda Ribeiro da Rocha; e a revisão ortográfica e estilística foi realizada por Tiago Reis, integrante do Programa Residência Pedagógica.

O livro foi inspirado no personagem Eugene Porter, da série fictícia “The Walking Dead”, produzida pelo canal Fox. Na trama, o personagem interpretado pelo ator Josh McDermitt é fisicamente fraco, mas consegue sobreviver e se mostrar útil para a dinâmica que se forma no apocalipse porque tem conhecimento em ciência básica. 

“A ciência básica muitas vezes é deixada de lado porque temos tudo em mãos, compreendemos pouco os processos. Então a ideia era utilizar o tema ‘apocalipse zumbi’ para pensar sobre ciência básica, sobre como existem saberes que são relevantes e que às vezes deixamos de lado porque recebemos tudo pronto nessa sociedade de consumo”, comenta Dalmo.

Ao aproximar a didática dos conteúdos consumidos pelos estudantes, o objetivo do livro, como explica Dalmo, é instigar os jovens, nas salas de aula, a pensarem nas ciências junto às artes, possibilitando interpretar as produções cinematográficas de forma crítica e, dessa maneira, estimular o interesse pela ciência.

Com a obra, o professor também espera instigar o pensamento sobre o que significa a humanidade como é imposta e que outras formas de vida podem ser imaginadas. “Indiretamente, o livro aborda questões sobre a sociedade de consumo, que se aliena de algumas questões básicas. Por exemplo, como deixamos de perceber tudo que se passa para um alimento chegar em nossa mesa, tudo que está em jogo, as pessoas que estão envolvidas”, explica Dalmo.

O livro está disponível, gratuitamente, para download aqui

Por Leticia Barbosa Ribeiro

Sob orientação de Jéssica Tokarski

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...