Publicação é fruto de projeto de extensão e já está disponível gratuitamente pela internet
Com quase 100 páginas, o livro “Elas Contam e Encantam: Mulheres na Matemática da UFPR” está disponível gratuitamente em versão digital. A publicação reúne as histórias de 14 professoras do Departamento de Matemática (DMAT) da universidade, apresentando suas trajetórias pessoais e acadêmicas. A iniciativa busca desmistificar a matemática como um campo predominantemente masculino.
Um dos diferenciais da publicação é o seu formato interativo, que convida leitoras e leitores a registrarem suas próprias narrativas, transformando o livro em um espaço vivo de troca de experiências. “Essas atividades não são apenas um formato, mas a materialização da filosofia do nosso projeto de extensão. Elas são um convite para tornar a ação matemática mais divertida e engajada, mostrando que a matemática é um campo para ser explorado e vivido ativamente por todos”, explicou a professora Paula Rogeria Lima, autora do livro.
Além do impacto simbólico, a obra também aposta na democratização do acesso. Estão sendo distribuídos 544 exemplares gratuitos em escolas e eventos acadêmicos. A versão digital já pode ser acessada AQUI.
O livro é fruto do Matematicativa, projeto de extensão da UFPR financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Segundo Paula Lima, a proposta não é apenas contar histórias, mas também estimular novas gerações a escreverem as suas próprias trajetórias na matemática, especialmente em um campo em que a presença feminina ainda enfrenta barreiras.
“Queremos que este livro seja a prova registrada de que mulheres maravilhosas abriram e continuam a abrir caminhos. A nossa voz na matemática precisa ser ouvida, e este livro é um passo para garantir que ela seja não apenas ouvida, mas também respeitada”, concluiu.
O livro “Elas Contam e Encantam: Mulheres na Matemática da UFPR” será lançado oficialmente em 14 de novembro durante a Jornada de Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática (J3M) no Centro Politécnico da UFPR. O evento será no Anfiteatro A do Bloco PC, das 16h às 17h.
UFPR produz série de reportagens em que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania […]
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]