Imagem Padrão

Livro apresenta coleção de artigos sobre Educação na época da Ditadura

05 junho, 2012
18:02
Por Henrique Rosso
Ensino e Educação

Educação na Ditadura civil-militar: políticas. ideários e práticas (Paraná 1964-1985)

Coletânea de artigos dos professores do programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, o livro “Educação na Ditadura civil-militar: políticas, ideários e práticas (Paraná 1964-1985)”, organizado pelas professoras do setor, Nadia Gonçalves e Sirlei Ranzi, tem o objetivo de discutir sobre as práticas educacionais envolvidas no período para evidenciar as políticas no âmbito escolar de então.

De acordo com a professora Nádia, os artigos reunidos trabalham a educação básica, discorrendo sobre a disciplina e a formação de professores no período, de maneira a evidenciar como o ensino paranaense se construía durante o período da ditadura. O livro trata ainda das implicações da Lei 5.692/71, buscando subsidiar discussões e reflexões sobre seu significado para a configuração do ensino brasileiro.

A publicação traz novas problematizações e questionamentos, visto que são poucas as pesquisas sobre o tema que permitem entender como a escola e seus diferentes interlocutores reagiram em relação às diretrizes dos governos militares.

O lançamento faz parte da série Pesquisa, da Editora UFPR. O livro pode ser encontrado nas Livrarias da UFPR, no Edifício Dom Pedro II e no Centro Politécnico ou na página da Editora UFPR.

 

Por Amanda Pofahl, com orientação de Lais Murakami

Sugestões

21 janeiro, 2026

A UFPR Litoral, em parceria com a Rede Unida, foi selecionada pelo Ministério da Saúde para realizar a […]

19 janeiro, 2026

Por NC-UFPR A UFPR prorrogou por 24 horas o prazo para envio dos documentos para registro acadêmico dos […]

19 janeiro, 2026

Por NC-UFPR Interessados em conseguir uma vaga em universidades públicas com a nota do Exame Nacional do Ensino […]

16 janeiro, 2026

Por João Cordeiro, João Heim, Luana Lopes e Daniel Felipe A tarde que começou sob um sol escaldante, […]