De acordo com a professora Nádia, os artigos reunidos trabalham a educação básica, discorrendo sobre a disciplina e a formação de professores no período, de maneira a evidenciar como o ensino paranaense se construía durante o período da ditadura. O livro trata ainda das implicações da Lei 5.692/71, buscando subsidiar discussões e reflexões sobre seu significado para a configuração do ensino brasileiro.
A publicação traz novas problematizações e questionamentos, visto que são poucas as pesquisas sobre o tema que permitem entender como a escola e seus diferentes interlocutores reagiram em relação às diretrizes dos governos militares.
O lançamento faz parte da série Pesquisa, da Editora UFPR. O livro pode ser encontrado nas Livrarias da UFPR, no Edifício Dom Pedro II e no Centro Politécnico ou na página da Editora UFPR.
Por Amanda Pofahl, com orientação de Lais Murakami
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]