O livro digital “O Brasil rural: Novas interpretações”, publicado pela editora Baraúna e distribuído on-line de forma gratuita, oferece 15 artigos para discutir ângulos distintos do processo da revolução operada na economia agropecuária brasileira, que vem ocorrendo durante um período aproximado de duas gerações, acelerando-se notavelmente no presente século.
O economista Junior Ruiz Garcia, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), assina o sétimo capítulo da obra, intitulado “O Brasil rural: interpretações da Economia Ecológica”. No texto, Garcia apresenta uma análise que enfatiza o avanço econômico-monetário da produção e do rendimento da economia agropecuária, com destaque para o papel das tecnologias.
O capítulo foca em dois temas centrais: a ocupação do território e o debate crítico sobre a produtividade. O professor sustenta que a ocupação do território tende a promover o relativo esgotamento na utilização do recurso terra e, quanto à produtividade, aponta que os resultados seriam sobrestimados, em especial a respeito do papel dos fatores de produção e da tecnologia, mas subestimadas para a terra, além da ausência dos serviços ecossistêmicos. Concluindo, assim, que as análises ignoram o fluxo de matéria e energia, os quais são essenciais para a realização da fotossíntese e do papel dos serviços ecossistêmicos, como a relativa estabilidade climática.
O livro é organizado por Maria Thereza Macedo Pedroso, Marlon Vinícius Brisola e Zander Navarro. Para ler o capítulo completo e o restante da publicação, acesse a obra aqui.
Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná já podem preencher a primeira fase da Avaliação de Desempenho 2025. […]
Na manhã desta segunda-feira (13), o Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) promoveu […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga nesta sexta-feira (17) a relação de aprovados no Vestibular 2025 e […]
Nesta sexta-feira (10), foi lançado o primeiro volume da série de e-books resultante da disciplina “Ética e Vieses […]