Pesquisadores do Laboratório de Ecologia Molecular e Parasitologia Evolutiva (LEMPE), da UFPR, realizaram estudo com cinco espécies tradicionais de peixes do Rio São Francisco.
Através da coleta de DNA dos animais, o curimatá, mandi, piranha, piau-gordura e o “piau-três-pintas” foram as espécies estudadas durante três anos que o Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais (GIA) coletou amostras ao longo do rio. A conclusão é que há uma baixa variabilidade genética entre as espécies, que assim ficam mais sensíveis e suscetíveis mesmo às menores alterações climáticas. Estas variações já causaram redução na população de peixes, que sofrem com uma mortandade não explicada. “A pesca muito grande também ajudou nessa redução da população, que também teve perdas com os extremos climáticos da região”, comenta o professor Walter Boeger, um dos coordenadores da pesquisa.
Ao contrário do que se poderia imaginar, não foram encontradas evidências de que as barragens das hidrelétricas estejam prejudicando a variabilidade genética entre as espécies. “Apesar da barreira física, aparentemente os peixes migratórios encontraram formas de ultrapassá-las, ou seus grupos são suficientemente grandes para gerar uma boa variabilidade”, comenta Boeger.
O desafio do GIA agora é estudar e explicar detalhadamente o motivo dessa fragilização do ecossistema do Velho Chico, como é conhecido. É uma forma de prevenção e manutenção da pesca na região, responsável pelo sustento de muitas famílias no vale do rio. “O projeto proporcionou um importante avanço no entendimento de como será possível gerenciar a continuidade desse recurso pesqueiro, ou seja, a manutenção desses estoques de peixes, informação essencial para as comunidades que dependem do mesmo para sua subsistência” – diz Raphael Ribeiro, um dos pesquisadores do projeto.
Mais informações sobre a pesquisa e sobre o GIA podem ser obtidas no site do Grupo – www.gia.org.br.
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Félix Calderaro
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
O evento contou com a presença de Cida Bento, Carla Akotirene e Carol Dartora A Universidade Federal do […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]