Imagem Padrão

Lei cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia

31 dezembro, 2008
00:00
Por

A lei 11.892, que cria 38 Ifets — institutos federais de educação, ciência e tecnologia — foi publicada no “Diário Oficial da União”, em sua edição do último dia 29 de dezembro. Sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a lei faz parte do objetivo do governo federal que pretende construir mais 214 escolas técnicas no Brasil até 2010. Deste modo, as vagas seriam ampliadas de 215 mil para 500 mil nas diferentes modalidades de ensino da educação profissional, que vão da educação média integrada à formação superior em tecnologia.

No Paraná, o Ifet-PR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná) opera em Paranaguá e Foz do Iguaçu, com apoio da UFPR, desde o segundo semestre de 2008. Outras seis unidades farão parte do Ifet–PR: Umuarama, Paranavaí, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Londrina e a Escola Técnica da UFPR, em Curitiba. Até 2010 cerca de sete mil vagas serão ofertadas no estado.

Porém, a desvinculação da Escola Técnica da UFPR não significa que a Universidade deixará de ofertar à comunidade a educação profissional. Um Setor de Educação Profissional, o Setor Escola Técnica, oferece cursos superiores de tecnologia como Gestão da Qualidade, Comunicação Institucional, Secretariado Executivo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Construção de Instrumentos Musicais (Luteria), Produção Cênica e Negócios Imobiliários.

A rede federal — formada pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas agrotécnicas e escolas técnicas vinculadas às universidades — destinará metade das vagas do ensino médio integrado para a educação profissional, 20% à educação superior (especialmente composta por cursos de engenharias e bacharelados tecnológicos) e o restante para licenciaturas com conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica (mecânica, eletricidade e informática), estimulando a busca de soluções técnicas e tecnológicas na área de pesquisa e extensão.

Os institutos estarão presentes nos 26 Estados e no Distrito Federal e iniciarão as atividades com 168 campi. Depois de totalmente implantados, em 2010, serão 311.

Foto(s) relacionada(s):


Mesmo com a criação do Ifet-PR, Setor Escola Técnica oferecerá cursos profissionalizantes
Foto: ACS

Fonte: Alisson Castro Geremias

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]