O curso de Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo) da UFPR Litoral celebrou seu décimo aniversário entre os dias 23 e 25 de agosto com um evento especial, realizado em Tijucas do Sul (PR). Sob o lema “10 ANOS da LeCampo-UFPR: Trajetória e Desafios na luta pela Educação do Campo”, a comemoração incluiu o VII Encontro das Turmas da LeCampo, uma oportunidade para refletir sobre a trajetória do curso e os desafios enfrentados na área da educação do campo.
A diretora do Setor Litoral, Vanessa Marion Andreoli, destacou que a missão do LeCampo vai além da formação de educadores, visando refletir os valores e as necessidades das comunidades atendidas. “Trabalhamos para garantir que nossos estudantes compreendam e integrem a história e a cultura dos povos tradicionais em suas práticas pedagógicas. A busca pela transformação social educacional é contínua e exige o compromisso de ser uma educação que transforme e fortaleça as comunidades do campo das águas e das florestas,” afirmou Andreoli.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da UFPR TV Eventos, e incluiu momentos de estudo, balanço dos aprendizados históricos e discussão de temas relevantes, como os desafios da Educação do Campo, o fechamento e privatização de escolas públicas, e o reconhecimento da carreira profissional. Além das discussões acadêmicas, o encontro promoveu atividades culturais e troca de saberes com comunidades locais, a Articulação Paranaense pela Educação do Campo (APEC) e egressos do curso.
Gilberto da Silva Guizelin, Coordenador do curso, expressou um agradecimento especial ao corpo docente do LeCampo, ressaltando a importância do compromisso contínuo com uma educação mais igualitária e humanizada. “Gostaria de fazer um agradecimento especial a todo o corpo docente da Lecampo, educadores e educadoras, que não desistem da luta diária por uma educação mais igualitária universal, humanizada e agroecológica,” destacou Guizelin.
Durante seus 10 anos de existência, o LeCampo formou 10 turmas com estudantes provenientes do litoral paranaense e paulista, do Vale do Ribeira e até do Mato Grosso do Sul. O curso tem um impacto significativo, atendendo a agricultores e agricultoras familiares, povos ribeirinhos, caiçaras, pescadores e indígenas, e é parte de uma política pública nacional voltada para a universalização do ensino superior, alcançando não apenas populações urbanas, mas também aquelas que vivem em áreas rurais e tradicionais.
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]