Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Lançamento do Mapa das Desigualdades de Curitiba –Trabalho; inscrições abertas

O Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica (Gemaeco) da Universidade Federal do Paraná lança o “Mapa das Desigualdades de Curitiba e Região”, com a temática “Trabalho” no dia 27 de março, das 14h às 17h, na Sala de Conferências do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Jardim Botânico. Para participar do evento de extensão, é necessário preencher o formulário de inscrição, disponível neste link, até o dia 26 de março.

O trabalho é o segundo produto do Projeto de Extensão Mapeamento das Desigualdades na Região de Curitiba, coordenado pelo professor Junior Ruiz Garcia, do departamento de Economia da UFPR. A pesquisa foi produzida em parceria com a Kurytiba Metropole. A divulgação do trabalho busca oferecer importantes informações para incentivar o engajamento da sociedade e a adoção de políticas públicas que visem a redução das desigualdades sociais.

Segundo a pesquisa, a desigualdade social tornou-se um importante problema para as sociedades no século XXI, afetando de maneira significativa o bem-estar das pessoas e a trajetória de desenvolvimento. Desse modo, a redução da desigualdade social é fundamental para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida no século XXI. Contudo, a desigualdade social não é visível e nem mesmo compreensível para a maioria das pessoas e agentes sociais e econômicos, especialmente na escala municipal e local.

O Mapa mostra que a desigualdade social também está vinculada ao contexto histórico e às características socioeconômicas regionais, reforçando a importância de sua vinculação no tempo e no espaço. Destaca-se também a pandemia de Covid-19 e a crise ecológica, social e econômica que afetam a sociedade brasileira e têm contribuído para o aumento significativo das desigualdades no Brasil e na região de Curitiba.

Serviço:
Lançamento do “Mapa das Desigualdades de Curitiba e Região: Trabalho”
Data: 27 de março de 2024
Hora: das 14h às 17h
Local: Sala de Conferências do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, Jardim Botânico, Curitiba, PR)
Inscrições: até 26 de março em www.gemaeco.ufpr.br

Sugestões

Evento de Extensão promove palestra com o tema “Linguagem Simples no Judiciário”
O Núcleo de Pesquisa Informação, Direito e Sociedade (Infojus) promoverá o evento de extensão sobre “Linguagem...
UFPR convoca mais 322 aprovados no Vestibular 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) convocou nesta quinta-feira (04) mais 322 aprovados no Vestibular...
UFPR entre as melhores do Brasil: MEC divulga indicadores de qualidade da educação superior de 2022
Na tarde desta terça-feira (2), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os principais indicadores de...
Da Polônia às Américas: a longa jornada de famílias judias; 08 de abril
O Centro de Estudos Poloneses, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná...