No dia 20 de novembro, às 17h, o projeto Meninas e Mulheres nas Ciências e o Núcleo de Estudos em Língua Italiana lançam dois livros de passatempos que abordam a trajetória de cientistas negras que tiveram destaque no Brasil. As obras, de acesso gratuito, pretendem aproximar o público dessas personalidades.
Uma das obras é o segundo volume de “Cientistas Negras: Brasileiras”, cujo primeiro volume foi lançado no ano passado, o projeto também trás este primeiro trabalho agora traduzido ao italiano com o título “Scienziate nere brasiliane”.
As autoras do livro são majoritariamente negras, o que também colabora com o sentimento de pertencimento, representatividade, autoafirmação, lugar de fala e expressão da intelectualidade destas mulheres, representadas pelas 14 cientistas brasileiras presentes na obra.
Durante o lançamento online, as autoras vão dar detalhes sobre as obras e falar um pouco sobre a perspectiva decolonial trabalhada no projeto.
Acesse o evento pelo Instagram do projeto.
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]