Neste dia 29 de setembro, o Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas (LPH) da Universidade Federal do Paraná completa 20 anos de funcionamento. Com a realização de mais de dez mil análises de água em poços tubulares profundos, possui o maior banco de dados relacionado à composição hidroquímica das águas subterrâneas do estado do Paraná. O coordenador do laboratório é o professor Luiz Eduardo Mantovani, do Departamento de Geologia.
Além da graduação e pós-graduação de Geologia, o LPH, localizado no campus Centro Politécnico, dá suporte às pesquisas desenvolvidas em outros cursos da UFPR, como a Engenharia Ambiental, Engenharia de Bioprocessos, Química, Biologia e Engenharia Florestal. O laboratório – com uma área estrutural de mais de 500m², incluindo gabinetes de professores e salas de aula com estrutura para audiovisual – tem, ainda, cooperação técnico-científico com a unidade de pesquisa da EMBRAPA Florestas situada em Colombo, na região metropolitana de Curitiba.
O LPH também realiza análises de água sem custo para entidades beneficentes como o Lar dos Idosos Recanto Tarumã, Comunidade de Idosos Nosso Lar e Escola de Educação Especial Nilza Taruce, garantindo a total qualidade da água fornecida por tais instituições, através de monitoramento mensal. Além disso, os pesquisadores orientam os usuários destes espaços tanto para entendimento dos resultados analíticos como a respeito dos cuidados com a qualidade hídrica em vista da saúde humana, animal e preservação de ecossistemas.
No laboratório já foram produzidas 19 teses de doutorado e 41 dissertações de mestrado, realizados 22 projetos de iniciação científica, publicados 158 artigos completos em periódicos e 10 livros. Os principais projetos de pesquisa desenvolvidos envolvem análise, zoneamento e estudo de aquíferos como Guarani, Botucatu e Serra Geral.
Com informações do LPH.
Falas em mesas redondas destacaram a atuação dos movimentos sociais e dos coletivos de periferia para viabilizar manifestações […]
De 22 de maio a 20 de junho, Curitiba recebe a exposição “Fanzine Ovo de Colombo”, que busca resgatar um momento histórico da mobilização estudantil paranaense.
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação UFPR Em 2025, a Lei nº 13.123/2015, conhecida como Lei da Biodiversidade, […]
A Universidade Federal do Paraná realiza, de quinta (22) a domingo (25), a primeira edição do Universo UFPR […]