UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais conclui fase inicial de plano de ação com Incra

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB), do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), encerrou a primeira fase de entregas do plano de ação do Termo de Execução Descentralizada (TED) junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no início de agosto. Firmada em dezembro de 2021, a parceria tem como objetivo geral atuar na regularização fundiária das ocupações incidentes em áreas rurais da União e do Incra no território do estado do Paraná.

Durante o primeiro semestre, a coordenação, sob responsabilidade do professor Eduardo Vedor de Paula, atuou na composição da equipe de trabalho para os eixos temáticos: Supervisão Ocupacional, Geoprocessamento, Gestão Documental e Transversal. O eixo Geoprocessamento é subdividido em três equipes, respectivamente, Geodésia, Sensoriamento Remoto e Banco de Dados, enquanto o eixo Transversal é composto pelas equipes referentes à Gestão Organizacional, Gestão Operacional e Logística e Comunicação e Divulgação Científica.

As equipes são compostas por professores, pesquisadores (de pós-graduação e de iniciação científica), bem como servidores técnico-administrativos da UFPR. “O Programa TED INCRA-UFPR corresponde a uma singular oportunidade de integração entre duas instituições federais de extrema relevância à sociedade paranaense, cujos produtos relevam altíssimo impacto social, trazendo segurança jurídica aos beneficiários do Programa Nacional da Reforma Agrária”, destaca Vedor.

Para acessar o plano de ação, clique aqui.

Professor Eduardo Vedor de Paula realizou a entrega do plano de ação ao Superintendente Regional do INCRA Paraná, Robson Luis Bastos. Foto: divulgação

Futuro do programa

Além das entregas de âmbito técnico programadas para o TED, ao longo dos quatro anos de trabalho previstos, a UFPR tem como compromisso a formatação de um macro Programa de Extensão Tecnológica, de acordo com o escopo do contrato junto ao INCRA. O programa tem o desafio de contemplar projetos de extensão e demais atividades extensionistas, como cursos e eventos.
Nos meses de setembro a novembro deste ano, será ofertado o curso de Extensão “Elaboração de Anteprojetos de Pesquisa para a Pós-graduação”, que visa consolidar a parceria entre os servidores dos órgãos, por meio da preparação de pesquisadores e de técnicos das instituições para a atuação dos mesmos em programas de pós-graduação da UFPR.

De acordo com o professor Daniel Hauer Queiroz Telles, a extensão tecnológica atua como elemento central articulada à pesquisa e ao ensino nas atividades do TED. “Temos o desafio de formatar essa agenda transversal, gerando procedimentos aos diferentes produtos solicitados pelo INCRA em suas entregas para a sociedade”.

Sugestões

UFPR disponibiliza para toda a comunidade exames semanais de Covid-19 e de Influenza; as vagas são limitadas
O esquema de testagem em massa para Covid-19 na Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi encerrado no...
Pesquisadores do Setor Palotina participam do Pint of Science, em 24.05
O Pint of Science Brasil 2023 irá realizar suas exposições e encontro entre pesquisadores e sociedade,...
Pesquisador brasileiro que descobriu fóssil de peixe mais antigo do mundo dá palestra na UFPR
No dia 26 de maio acontece a palestra “A evolução do cérebro dos vertebrados: novas perspectivas a partir...
Pint of Science: cientistas vão a bares de Curitiba para falar sobre suas pesquisas; de 22 a 24 de maio
Geologia, agricultura urbana, fake news e canabidiol serão alguns dos temas abordados por cientistas...