Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais conclui fase inicial de plano de ação com Incra

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB), do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), encerrou a primeira fase de entregas do plano de ação do Termo de Execução Descentralizada (TED) junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no início de agosto. Firmada em dezembro de 2021, a parceria tem como objetivo geral atuar na regularização fundiária das ocupações incidentes em áreas rurais da União e do Incra no território do estado do Paraná.

Durante o primeiro semestre, a coordenação, sob responsabilidade do professor Eduardo Vedor de Paula, atuou na composição da equipe de trabalho para os eixos temáticos: Supervisão Ocupacional, Geoprocessamento, Gestão Documental e Transversal. O eixo Geoprocessamento é subdividido em três equipes, respectivamente, Geodésia, Sensoriamento Remoto e Banco de Dados, enquanto o eixo Transversal é composto pelas equipes referentes à Gestão Organizacional, Gestão Operacional e Logística e Comunicação e Divulgação Científica.

As equipes são compostas por professores, pesquisadores (de pós-graduação e de iniciação científica), bem como servidores técnico-administrativos da UFPR. “O Programa TED INCRA-UFPR corresponde a uma singular oportunidade de integração entre duas instituições federais de extrema relevância à sociedade paranaense, cujos produtos relevam altíssimo impacto social, trazendo segurança jurídica aos beneficiários do Programa Nacional da Reforma Agrária”, destaca Vedor.

Para acessar o plano de ação, clique aqui.

Professor Eduardo Vedor de Paula realizou a entrega do plano de ação ao Superintendente Regional do INCRA Paraná, Robson Luis Bastos. Foto: divulgação

Futuro do programa

Além das entregas de âmbito técnico programadas para o TED, ao longo dos quatro anos de trabalho previstos, a UFPR tem como compromisso a formatação de um macro Programa de Extensão Tecnológica, de acordo com o escopo do contrato junto ao INCRA. O programa tem o desafio de contemplar projetos de extensão e demais atividades extensionistas, como cursos e eventos.
Nos meses de setembro a novembro deste ano, será ofertado o curso de Extensão “Elaboração de Anteprojetos de Pesquisa para a Pós-graduação”, que visa consolidar a parceria entre os servidores dos órgãos, por meio da preparação de pesquisadores e de técnicos das instituições para a atuação dos mesmos em programas de pós-graduação da UFPR.

De acordo com o professor Daniel Hauer Queiroz Telles, a extensão tecnológica atua como elemento central articulada à pesquisa e ao ensino nas atividades do TED. “Temos o desafio de formatar essa agenda transversal, gerando procedimentos aos diferentes produtos solicitados pelo INCRA em suas entregas para a sociedade”.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...