A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) resgatou na manhã de quarta-feira (9) dois pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) vivos na faixa de praia do litoral do Paraná. A ação foi realizada via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Os animais foram encaminhados para o Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde da Fauna Marinha (CReD), localizado no Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná, no campus Pontal do Paraná.
Os médicos veterinários atenderam os pinguins e constataram quadro de desidratação e desnutrição decorrentes do processo migratório dos animais, que vem do sul da Argentina até a costa do litoral sul/sudeste brasileiro.
Os dois pinguins-de-Magalhães estão em supervisão e permanecerão em reabilitação até a melhora do quadro clínico.
PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O objetivo do PMP-BS é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]